Na 64ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” a Pâmella Delgado, presidente do Aragoiânia Esporte Clube, time do estado de Goiás. A equipe tem como destaque as participações em competições de base, principalmente no Sub-17, já que venceu o goiano da categoria em cima do Atlético Clube Goianiense.
O Aragoiânia é uma equipe recente, possui 1 ano e três meses de fundação – 12 de maio de 2021 – e dois títulos. Pâmella, de 26 anos, é uma das três mulheres dirigentes de equipes goianas, mas afirmou que nunca sofreu preconceito por ser mulher e estar em uma posição de destaque no futebol. Inclusive, relatou que sempre impõe sua opinião e não abaixa a cabeça, já que “as pessoas devem ter respeito por você e não medo”.
A presidente é formada em ciências contábeis, mas também cursa direito “para ficar mais por dentro das coisas”, principalmente no futebol por conta de seu cargo. Um dos objetivos da equipe para o futuro é formar uma equipe profissional de futebol masculino, além de equipes de base femininas. Segundo Pâmella, o futebol do interior, mais precisamente a base, é deixada um pouco de lado, por isso o Aragoiânia tem destaque em tão pouco tempo. Os atletas conseguem ver o cuidado da diretoria com o clube.
O time também possui grande apoio dos moradores do município, até mesmo uma torcida organizada: Fúria do Leão. Todos ficaram muito felizes com o título do Campeonato Goiano Sub-17, com realização de carreata pela cidade. Agora o Aragoiânia se prepara para a disputa da Copa do Brasil Sub-17.
>>> 9&Gol #63 | Atleta do Goiás detalha preparação para disputa do Parapan-Americano de Tiro com Arco
>>> 9&Gol #62 | Após acesso no Brasileiro, atleta do basquete em cadeira de rodas sonha com Paris 2024
Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio
Mulheres na História
Maria José Vieira, de 45 anos, é uma das poucas presidentes mulheres em clubes de futebol do Brasil. Ela é dirigente do Atlético Cearense, que disputou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Maria José está a frente do clube desde 2017, e o time conseguiu uma campanha inédita em 2018, chegando às semifinais do campeonato estadual. Entretanto, Maria relatou que já sofreu bastante preconceito por ser mulher e estar a frente de um clube de futebol. Nesta edição da terceira divisão, o Atlético Cearense foi rebaixado para a Série D.