O Vila Nova Futebol Clube aproveitou o embalo das lives que viraram moda durante a pandemia do novo coronavírus e realizou uma ação de marketing ainda inédita para um clube de futebol do centro-oeste. Na tarde do último sábado (6), o time colorado reuniu a paixão do torcedor, música sertaneja, encontro virtual de personagens importantes do último título do clube e lançamento de uma camisa em uma única transmissão.
“A ideia surgiu de uma reunião entre o marketing e o departamento de comunicação do clube que propôs que o lançamento dessa camisa fosse feita através de uma live. Essa novidade do uniforme com o preço popular era a ideia principal da transmissão, que contou com o envolvimento também da direção social e da loja oficial do Vila”, explicou o coordenador de comunicação da equipe colorada, Douglas Monteiro.
Custo zero
Não é novidade para ninguém que há anos a questão financeira vem sendo um entrave para as últimas diretorias que assumiram o Vila Nova. Não bastassem as dívidas, em 2020 o Vila Nova perdeu uma receita importante das cotas de TV por ter sido rebaixado e nesta temporada disputar a Série C. Por isso, o desafio é ainda maior e o esforço dos envolvidos precisa ser ainda mais ressaltado.
Além de montar uma boa equipe para conquistar o acesso, a nova diretoria também busca alternativas para ‘trazer de volta’ o ânimo do torcedor e aumentar o engajamento da torcida com o clube neste momento de crise. A live realizada no última sábado demonstrou que o Vila Nova está preocupado com isso e esse pensamento é muito elogiável.
Todavia, surpreendam-se, a iniciativa não custou nada aos cofres vilanovenses. Em troca de divulgação sete marcas parceiras do clube bancaram o custo total da live. O principal patrocinador da ação foi a Brahma, empresa que também vem aparecendo com destaque nos shows sertanejos virtuais que viraram moda nos últimos meses. Unindo o útil ao agradável, o Vila Nova entregou um belo produto ao seu torcedor sem desembolsar R$ 1,00.
Qualidade
Produção da live (Foto: Douglas Monteiro/VNFC)
Para que uma transmissão em tempo real na internet dê certo, duas coisas são fundamentais: som e imagem. Nos primeiros minutos uma falta de sincronização entre os dois quesitos causou uma apreensão, mas o problema logo foi corrigido e não comprometeu o show sertanejo da dupla Wander e Lorenzo, que participaram ativamente da live.
A qualidade é fruto de um trabalho de cerca de 20 pessoas, entre músicos, produção e staff do Vila Nova que estavam presentes no OBA. Nas imagens deu para notar o presidente Hugo Jorge Bravo, demais dirigentes e também os músicos utilizando máscara e até luvas.
Em alguns momentos de interação, o distanciamento foi comprometido, mas o clube garantiu que todos os envolvidos na transmissão utilizam máscara, álcool em gel e seguiram as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Presidente Hugo Jorge Bravo de máscara e luvas durante live (Foto: Douglas Monteiro/VNFC)
Nova camisa
Muito bonita, a nova camisa do Vila Nova tem vários atrativos além do design. Com um preço popular e bem abaixo dos uniformes principal, o novo ‘manto colorado’ tem o valor fixo de R$ 69,90. Entretanto, o torcedor que for adquiri-la poderá pagar até R$ 59,90 se levar sua camisa ‘pirata’ e trocá-la ou doar R$ 3,00 para o Hospital Araújo Jorge.
Há muito tempo uniformes com preços populares são desejo dos torcedores. Ainda não tive contato com o produto para analisar a qualidade, mas a iniciativa é muito válida.
Vila Nova lançou camisa popular (Foto: Douglas Monteiro/VNFC)
Atrações
Além da dupla sertaneja Wander e Lorenzo, os torcedores colorados que assistiam a transmissão no canal oficial do Vila também puderam relembrar histórias do último título da equipe. Em 2015, o Tigre conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série C e ex-jogadores do clube que foram importantes naquela temporada, também estavam ‘presentes’.
O mediador do bate-papo foi o ex-volante Róbston, capitão da equipe naquela conquista, e que atualmente é auxiliar permanente do clube. A conversa contou ainda com o goleiro Edson, o zagueiro Gustavo Bastos, os atacantes Moisés e Frontini e o técnico Márcio Fernandes.
Interação de Róbston com personagens de 2015 (Foto: Reprodução/Tigrão TV)
Faltou a torcida
Mesmo com a alta qualidade proporcionada, a torcida do Vila Nova ficou devendo. A transmissão teve pico de 400 espectadores simultâneos e um total de 8 mil. Um número pequeno, visto que em um passado recente o colorado colocou mais de 30 mil pessoas no Serra Dourada. Faltou engajamento do torcedor com uma bela ação de marketing, importante para a marca Vila Nova.
Porém, a hashtag proposta pelo clube a o patrocinador máster do projeto foi assunto mais comentado no Twitter no estado de Goiás durante 2 horas.

Balanço
Por fim, trago um balanço de Murilo Reis, responsável pelo marketing colorado, sobre a iniciativa que aconteceu no último sábado (6). “Realizamos a maior live já feita por um time de futebol no centro-oeste brasileiro. Nós estamos muito satisfeitos com o resultados, entregamos muita música, uma ‘resenha’ divertida entre os heróis de 2015, promovemos a entrega do prêmio da promoção do dia dos namorados e o principal: lançamos a nossa linha popular”, disse à Sagres.
Na minha visão a dose precisa ser repetida. Mas a torcida precisa estar mais engajada na próxima vez. O Vila Nova mostrou que com esforço e criatividade é possível fazer projetos de qualidade sem gastar muito. Ou neste caso, sem gastar nada.