Neste domingo (25), acontece a primeira rodada das quartas de final do Campeonato Goiano de 2021, com os jogos de ida. No chaveamento entre os grupos A e B após a fase de classificação, talvez nenhum confronto tenha chamado tanta a atenção quanto o duelo entre Atlético Goianiense e Goiás. No estádio Hailé Pinheiro, esmeraldinos e campineiros se enfrentam pela primeira vez na temporada, às 16h.
Confira também
A partida desta tarde coloca os rivais em momentos bastante distintos no ano. Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e com graves problemas financeiros, o Goiás optou por poupar os seus investimentos no primeiro semestre e dar espaço para os jovens das categorias de base. Já eliminado da Copa do Brasil, o time teve apenas a sétima melhor campanha da primeira fase do Goianão e se classificou de forma dramática.
O Atlético, por sua vez, vive ótima fase. Depois de finalizar o Brasileirão com a sua melhor campanha no campeonato, o time está invicto na temporada, com 11 vitórias e dois empates em 13 jogos, e tem aproveitamento de 93,3% no Goianão. Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrenta o Corinthians, também disputa a Copa Sul-Americana, ao lado de Newell’s-ARG, Palestino-CHI e Libertad-PAR no Grupo F.
Apesar de este ser o primeiro confronto entre alviverdes e rubro-negros na temporada, as equipes já se enfrentaram em 2021, pela 11ª rodada do Campeonato Goiano de 2020, no dia 13 de janeiro, quando o Atlético venceu pela primeira vez na Serrinha. Embora tenha ganhado os dois jogos da Série A de 2020, em 22 de agosto e 7 de dezembro, no torneio estadual, o Goiás não triunfa no clássico há dois anos – derrotado em todos os últimos cinco jogos.
Goiás
Neste ano, o Goiás vive a sua pior campanha no Goianão no século 21. Na primeira fase, a equipe somou apenas 12 pontos, com três vitórias, três empates e quatro derrotas, além de um saldo de gols negativo de cinco. Quarto colocado no Grupo B, terminou atrás do Iporá depois de ter sido derrotado em casa pelo ‘Lobo Guará’ na última quinta-feira (22), com apenas um ponto de vantagem para o Goianésia, eliminado, e dois do Jaraguá, rebaixado.
Para esta tarde, a comissão técnica mantém a sua formação em sigilo, embora a expectativa é que o meia-atacante Élvis, terceira contratação para a temporada, realize a sua estreia com a camisa esmeraldina. Sem jogadores suspensos, Glauber Ramos conta com força máxima em relação aos últimos dois jogos, quando postou o time no 4-4-2. Anteriormente, o treinador interino utilizou o 3-4-3 diante de adversários mais fortes, contra Aparecidense e Vila Nova.
Atlético
Soberano no Grupo A do Goianão, o Atlético ampliou o seu domínio na chave com a vitória sobre a Jataiense na última rodada da primeira fase, fora de casa. Em dez jogos, os campineiros venceram nove e empataram apenas um, com 28 pontos somados de 30 possíveis. Ambicioso em busca do tricampeonato estadual, o que seria um feito inédito na sua história, o ‘Dragão’ mira alto no torneio deste ano e também tenta conquistar o título de forma invicta.
Focado em competições paralelas nas últimas semanas, Jorginho utilizou uma formação alternativa nos três jogos anteriores no campeonato estadual. Para este domingo, no entanto, o treinador atleticano deve contar com o que tem de melhor à sua disposição, em uma prévia do que pode ser o time para a próxima quinta-feira (29), quando volta a jogar pela Copa Sul-Americana, desta vez diante do Palestino, em Rancagua, no Chile.
O zagueiro Oliveira, com uma tendinite, segue em trabalho de transição e está indisponível. O meia-atacante Matheus Oliveira, líder de assistências do time no Goianão, também não foi relacionado, mas este por opção técnica.
Quem é o favorito no clássico? Confira as opiniões dos comentaristas da Sagres
Campeonato Goiano – quartas de final (ida)
25 de abril de 2021 (domingo)
Jataiense x Aparecidense – 15h30 – Arapucão, Jataí (GO)
Iporá x Grêmio Anápolis – 15h30 – Ferreirão, Iporá (GO)
Anápolis x Vila Nova – 16h – Jonas Duarte, Anápolis (GO)
Ficha técnica: Goiás x Atlético
Data e horário: 25 de abril de 2021 (domingo), às 16h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Leone Carvalho e Tiago Gomes
Quarto árbitro: Gabriel Queiroz
Prováveis escalações
Goiás: Tadeu; Ivan, David Duarte, Iago Mendonça e Heron; Madison, Breno, Miguel Figueira e Élvis; Vinícius Popó e Vinícius Lopes. Treinador: Glauber Ramos
Atlético: Fernando Miguel; Dudu, Nathan, Éder e Natanael; Marlon Freitas e Willian Maranhão; Janderson, João Paulo e Danilo Gomes; Zé Roberto. Treinador: Jorginho