Sagres em OFF
Rubens Salomão

MEC encerra consulta e Consed defende Novo Ensino Médio, com ajustes

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) entregou nesta semana ao Ministério da Educação (MEC) sugestões para uma adequação do Novo Ensino Médio. Para a entidade, o formato educacional deve ser mantido, com ajustes. A proposta teve apresentação às vésperas do fim do prazo de contribuições da Consulta Pública Aberta pelo MEC para receber avaliações sobre o tema, que termina nesta quarta-feira (05).

Entre os principais pontos levantados pelos secretários e secretárias estaduais de educação está a destinação de 300 horas, das 1,2 mil previstas nos chamados Itinerários Formativos, para formação geral básica. O grupo pede uma carga horária maior para disciplinas de formação, como português, matemática, história e biologia, que tiveram redução para a inclusão de matérias optativas. E menos tempo para as chamadas disciplinas optativas.

Antes da reforma, no governo de Michel Temer (MDB), eram 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio para disciplinas obrigatórias. Com a mudança, a carga horária caiu para 1,8 mil, e as 1,2 mil horas restantes seriam para os itinerários. Além disso, o Consed defende a elaboração de uma base comum para as optativas. Com definição para os Itinerários Formativos, com meta de diminuir a desigualdade na oferta dessas disciplinas entre as diferentes redes de ensino pelo país.

consed novo ensino médio
Foto: Estudantes secundaristas protestam pela revogação do Novo Ensino Médio, na Avenida Paulista. (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Consed

A posição dos secretários é relevante no processo de avaliação do MEC, já que o ensino médio é de responsabilidade dos governos estaduais. Ou seja: qualquer mudança deverá ter implementação pelas secretarias estaduais.

Abrangência

Segundo o Consed, do total de 7,9 milhões de matrículas de ensino médio registradas pelo Censo Escolar 2022, as secretarias estaduais de Educação são responsáveis por 84,2%, atendendo a 6,6 milhões de alunos.

Enem

Outro ponto levantado pelo Consed envolve o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os secretários pedem que haja um primeiro dia de provas para a avaliação geral básica, além da redação. No segundo dia, o estudante faria uma prova abordando a área específica escolhida.

Processo

“Ainda que haja um processo de construção que siga por 2025, 2026, até que cheguemos a um ponto de maturidade, não abrimos mão da defesa de que, já em 2024, tenhamos um Enem que não contemple apenas a formação geral básica, mas, no seu segundo dia, também os itinerários”, explicou o presidente do Consed, Vitor de Angelo.

Documento

Diante das especificidades tanto regionais quanto de oferta do ensino no país, o Consed defende que a elaboração de orientações, em conjunto com os estados. A intenção é ofertar o ensino médio noturno e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além do acesso a estudantes de ensino médio do campo, quilombolas, indígenas, jovens ribeirinhos, jovens com deficiência e outros públicos não hegemônicos.

Estrutura

Além disso, os secretários ressaltam a necessidade de investimentos para melhoria da infraestrutura das escolas. Segundo eles, propor “parâmetros mínimos” para a diversidade de cenários e realidades educacionais e escolares do Brasil como pré-requisito para implementação da reforma inviabiliza a implementação.

Critérios

“Quaisquer parâmetros mínimos de qualidade devem vir a partir de um plano nacional de investimentos suficientes para alcançá-los, estruturado em regime de colaboração”, diz o documento divulgado. 

EaD

Os secretários defendem ainda a manutenção da possibilidade de oferta de educação a distância (EaD), preferencialmente, para Itinerários formativos com critérios de oferta definidos pelos sistemas de ensino. Note: os itinerários formativos são a parte do ensino médio que pode ser escolhida pelo estudante, mediante a oferta de cada rede de ensino.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

 

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.