Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lula espera apoio de Lira para aprovar mercado de carbono antes da COP28

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer conseguir aprovar a regulamentação do mercado de carbono até antes da COP28, programada para começar em 30 de novembro em Dubai. No entanto, a viabilidade de se aprovar o texto na Câmara Federal em um mês é questionável. Diante disso, o governo busca ajuda ao presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

“A gente não tem ingerência sobre a Câmara, mas a nossa expectativa vem também de anúncios do próprio presidente Lira de endereçar esse pacote verde ainda neste ano”. A avaliação é de José Pedro Bastos Neves, coordenador-geral de estrutura produtiva e sustentabilidade do Ministério da Fazenda.

A intenção é incluir a regulamentação entre os avanços a serem apresentados pelo país na COP28. A expectativa do governo foi anunciada na última semana pelo representante do Ministério da Fazenda durante evento sobre o tema em São Paulo. Ele participou do debate organizado pela Aliança Brasil NBS, que reúne 70% do mercado de créditos de carbono do Brasil.

COP28 LULA E LIRA MERCADO DE CARBONO
Foto: Lula e Lira em evento do Programa Combustível do Futuro, ao lado dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Meio Ambiente, Marina Silva. (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

COP28

Nos últimos meses, Lira vem dizendo que a pauta verde é uma das prioridades da Câmara, às vésperas da COP28 e em sinalização ao Planalto. Em setembro, durante evento promovido pela Fiesp e CNI em Nova York, ele elencou os temas da agenda sustentável em discussão no Congresso. Afirmou que a regulamentação do mercado de carbono não podia mais sofrer adiamentos.

Ajuntamento

A Câmara apensou a um projeto de lei da própria Casa (528/21) a proposta aprovada pelo Senado no início do mês que regulamenta o mercado de carbono no país. O PL tramita em caráter de urgência e terá dsicussão diretamente no plenário. O relator é o deputado Aliel Machado (PV-PR).

Tramitação

A celeridade na regulamentação do mercado de carbono, no entanto, encontra prazo curto até a realização da COP28. Isso porque, como o projeto de lei aprovado no Senado agora faz parte de um PL da Câmara, a Casa comandada por Lira passa a ser a origem da proposta. Assim, qualquer texto aprovado precisa passar pelo Senado e, se alterado, voltar à Câmara.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsável; ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.