O Sistema Sagres de Comunicação estreia nesta segunda-feira (28), às 21h, a segunda temporada do Agir Sustentável, programa sobre a nossa relação com o meio ambiente e com os recursos da natureza. Nos próximos três episódios, a produção trata das queimadas e incêndios florestais no Brasil.
Ao longo das próximas edições, o programa detalha os impactos das queimadas ao meio ambiente e para a saúde das pessoas, além das consequências econômicas. O ano de 2024 ainda não terminou, mas já está marcado na história pelo aumento das queimadas, com cerca de 220 mil focos de incêndio registrados até o início de outubro. O número representa um aumento de 108% em relação ao mesmo período de 2023.
O Brasil concentra quase 72% das queimadas ocorrida em toda a América do Sul, neste ano. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que 2024 já é o ano com o maior número de focos de queimadas desde quando os dados passaram a ser coletados por satélites, em 1998.

Na distribuição pelos biomas, a Amazônia foi responsável por quase 56% das queimadas, seguida pelo Cerrado, com 27%. A Mata Atlântica tem 8,8% e o Pantanal tem 6,4%. Caatinga, na Região Nordeste, e os Pampas, no Sul, somam juntos menos de 2% das queimadas.
O fogo provocado pelo homem marca o avanço do desmatamento da Amazônia. Dados do MapBiomas mostram que 90% de toda a área queimada no bioma foi transformada em pastagens, ao longo dos últimos 40 anos.

Agir Sustentável
O Agir Sustentável é um programa que aborda a nossa relação com o meio ambiente e com os recursos da natureza. Na primeira temporada, a Sagres TV apresentou sete episódios sobre conceitos de sustentabilidade, recursos hídricos, saneamento básico e resiliência das cidades e indústrias.
O programa é exibido no canal da Sagres TV 26.1, na Rádio 730 AM, bem como pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. A exibição é a cada quinze dias, sempre às segundas-feiras, às 21h. A estreia da segunda temporada será nesta segunda-feira (28), às 21h.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Confira outras edições
- #7 | Agronegócio: conheça uma fazenda sustentável e os desafios ambientais do agronegócio
- #6 | O histórico poluidor e as boas práticas para a sustentabilidade industrial
- #5 | Os riscos da ocupação urbana e a busca por resiliência das cidades
- #4 | As nascentes e os desafios para a preservação do ciclo da água nas cidades