Em ritmo de contagem regressiva – é assim que estão os 12 embaixadores do Aprendiz do Futuro que farão um intercâmbio na Europa no mês de novembro. Nesta segunda (14) os jovens se reuniram em Goiânia para participar de uma agenda que contou com a retirada de passaportes, prova de roupas de inverno e uma breve imersão cultural. Na ocasião, os vencedores do Desafio Aprendizes da Matemática ainda foram premiados com smartphones. 

Símbolo de Paris, cidade que marca a primeira parada dos embaixadores em solo europeu, a Torre Eiffel foi citada pelos 12 jovens como um dos pontos que desejam visitar. Com celular novo, a foto em um dos principais cartões postais do mundo, deve ficar ainda mais bonita. 

No entanto, o desejo de conhecer a cidade luz e seus encantos, divide espaço com outras curiosidades. 

“Quero muito conhecer o Comitê Olímpico e também em Genebra, que é a ONU, que é algo muito grande, uma coisa assim, além da imaginação. Jamais imaginei que eu iria conhecer a sede da ONU”, afirmou João Gabriel, jovem de 16 anos de Luziânia. 

O itinerário – chamado de Rota Olímpica, despertou a curiosidade nos jovens que se conectaram com os valores olímpicos através das atividades do módulo Olympism365, uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional, desenvolvida no Brasil pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES. 

Além de Paris, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, os jovens irão visitar Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional e Genebra, sede do escritório geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ambas na Suíça. 

O Programa Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. São 6.250 vagas em todo o estado de Goiás, que promovem a formação e inclusão de jovens no mercado de trabalho. 

Jovens recebem apoio antes do embarque

Com o objetivo de auxiliar os jovens a enfrentar o inverno europeu, os aprendizes receberão roupas térmicas e casacos personalizados, bem como tênis, gorro e cachecol. Além da prova de roupa e da retirada dos passaportes no Vapt-Vupt, os jovens fizeram um tour pelo Núcleo Seu Jaime a participaram do Programa Tom Maior

Jovens e responsáveis receberam explicações e orientações e conheceram a Presidente Conselheira da Demà Jovem by Renapsi, Raquel Barbosa

“Essa viagem vai transformar vocês em protagonistas de si mesmos. Vocês não voltaram de lá do mesmo tamanho, voltarão com outra visão de mundo”, afirmou a Conselheira Presidente da Demà Jovem by Renapsi, Raquel Barbosa.

Ao final da tarde, eles participaram de um momento de integração com o time da Demà Jovem by Renapsi e da SEDS e tiveram um primeiro contato com a gastronomia francesa e alguns aspectos culturais e linguísticos. 

“A ideia deste momento é que os jovens e os pais recebessem mais informações sobre as etapas do processo até a viagem e tivessem um primeiro contato com alguns aspectos culturais, gastronômicos e linguísticos dos países que vão visitar. É um momento único que foi aproveitado bem por eles e que antecede e os prepara para a grande oportunidade da vida desses jovens até agora: uma viagem para a Europa como prêmio das olimpíadas de matemática”, explicou o CEO da Demà Jovem by Renapsi, Juan Carlos Moreno. 

Para conquistarem a viagem à Europa, os aprendizes venceram o Desafio Aprendizes da Matemática que premiou os 30 primeiros colocados. Além dos 12 que irão à Europa e ganharam celulares de última geração, o Desafio ainda premiou os outros 18 – divididos em segundos e terceiros lugares, com smartphones e fones de ouvido. 

Programa Aprendiz do Futuro promove oportunidades

Em entrevista ao Tom Maior, o Superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Ricardo Costa, lembrou que em 2022, outros 12 jovens do Programa Aprendiz do Futuro tiveram a oportunidade de viajar à Europa – desta vez para Barcelona, Lisboa e Bruxelas, e se disse ansioso para a nova edição da iniciativa. 

Ricardo Costa, da SEDS, lembra primeira edição do intercâmbio em 2022 e destaca oportunidades para a juventude goiana

“A gente lançou esse Desafio Aprendizes da Matemática, tivemos mais de 1200 inscritos, e hoje estão aqui esses 12, praticamente 1% dos inscritos. Vocês são os grandes vencedores. E vocês representam todos os jovens de Goiás, todos os jovens brasileiros. A gente sabe que muitos outros sabem muito de Matemática, mas às vezes não estavam num dia tão inspirados”, pontuou Ricardo Costa. 

Com o programa presente em todos os municípios goianos, as oportunidades se multiplicaram estado afora. Representando os aprendizes do futuro, na viagem à Europa estarão jovens de: Luziânia, Planaltina, Vicentinópolis, Goiânia, Anápolis, Campos Verdes, Campinaçu, Itapaci, Damianópolis e Damolândia. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: