De olho nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a base aliada vislumbram a criação de um CPI da Petrobras. Em entrevista à Sagres, nesta terça-feira (21), o deputado federal e pré-candidato a governador de Goiás Major Vitor Hugo (PL) afirmou que a decisão sobre a abertura da CPI é do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), mas que apoia a medida.

“Acho que é importante que fique bem claro quais são os motivos que levam uma empresa estatal a ter lucros recordes mesmo num momento dificílimo da história mundial, com essa conta sendo paga pelos consumidores brasileiros”, disse o deputado que ressaltou que Lira tem sido um aliado do governo em várias pautas.

Ouça a entrevista completa:

Segundo o deputado, o governo Bolsonaro atua em duas frentes para tentar abaixar os preços dos combustíveis. A primeira, mais imediata, com a CPI e a redução dos tributos estaduais. A segunda, com foco em “quebrar o monopólio da Petrobras em relação ao refino e abrir esse mercado para concorrência internacional e para outras empresas nacionais, mas não públicas”.

Para Vitor Hugo, o governo federal tem feito o máximo para reverter o preço dos combustíveis. “O presidente tem feito todo o possível tentando preservar a Petrobras, inclusive de uma intervenção. É uma atuação muito difícil, muito delicada, porque de um lado quer baixar os preços, mas do outro lado tem que equilibrar com a possibilidade do desabastecimento, da falta de combustível na bomba para os consumidores”, concluiu.

Leia mais:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: