O mundo está ficando cada vez mais tecnológico e, por conta isso, surgem empresas inovadoras todos os dias que prometem deixar tudo mais fácil e rápido. Esse tipo de empreendimento é conhecido como startup. Os serviços e produtos oferecidos por essas empresas são utilizados diariamente pelas pessoas, é o que aponta o analista de comunidades da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Luiz Gustavo.

“A gente usa serviços e produtos de startups todos os dias. Todo mundo que tem um celular ou um smartphone, muito provavelmente utiliza algum aplicativo de transporte ou para pedir comida, esses que a gente rotineiramente usa como uma rede social. Todas essas empresas são startups”, explica.

Conforme Luiz Gustavo, as startups são negócios como qualquer outro, mas possuem peculiaridades como, por exemplo, ideias contemporâneas. “É um negócio inovador, ou seja, poucas pessoas estão fazendo algo parecido ou na mesma dinâmica. Tem um potencial de escala, ou seja, tenho que conseguir expandir as fronteiras da minha cidade, da minha região com aquele produto ou serviço”, pontua.

Segundo o analista, as startups são conhecidas como uma empresa escalada, afinal, são negócios que “a curva de receita se desprende da curva de custos”. Para entender melhor, Gustavo analisa que num negócio tradicional de roupas, para cada produto vendido a empresa tem também um custo. 

“Dentro de uma startup, não. Se eu desenvolvo um aplicativo, uma solução ou um serviço, posso vender aquilo praticamente de maneira ilimitada. Então, a minha receita aumenta ao mesmo tempo que o meu custo fica estável. É isso que a gente convencionou a chamar de startup”, finaliza.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: