Com o fechamento das academias muitas pessoas têm buscado parques e praças para se exercitarem. Mas essa ideia em comum tem causado aglomeração nos locais. As academias ao ar livre estão liberadas, mas os cidadãos precisam ter cuidados com a higiene dos equipamentos.

Segundo o chefe da Comunicação Social da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Janilson Saldanha, algumas pessoas se esquecem dos cuidados simples de combate ao vírus. “Tem pessoas que não estão usando máscaras. Dessa forma elas podem contrair o vírus e levar para outras pessoas dentro de casa”, ressalta.

A comerciante e estudante Lígia Maria de Oliveira buscou a atividade física como forma de cuidar da saúde mental. Com a pandemia, ela tem investido na prática de atividades físicas ao ar livre. Em seu grupo de treino, segundo ela, existe um cuidado na higienização dos equipamentos e no uso de máscaras.

Contudo, no mesmo parque onde ela pratica, nem todos os frequentadores agem da mesma forma. “Eu vejo minha professora cuidando, usando máscara, limpando os equipamentos com álcool gel. Mas lá mesmo tem outros grupos que eu não vejo ter esse cuidado”, relembra.

Denúncias

Para os cidadão que perceberem aglomeração e outros descumprimentos dos regimentos de combate a pandemia, a orientação do GCM Saldanha é a denúncia. “A GCM está com uma demanda grande na fiscalização da cidade nesta pandemia. Estamos acompanhando comércios, parques e terminas. Dessa forma, pedimos a contribuição da população realizando a denúncia de onde há uma aglomeração”, destaca.

As denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 153. De acordo com Saldanha, a GCM aplica três tipos de abordagem. A primeira é o diálogo. Caso não resolva, é aplicada uma multa no valor de R$110. A terceira e última opção é a condução do cidadão à delegacia.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Kamylla Rodrigues