O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 16 e 20 de novembro.

  • Eleições 2020:  Candidaturas iniciam campanha no 2º turno em Goiânia
  • Deputados e senadores têm desempenho ruim nas eleições deste ano
  • Especialista explica sobre a instabilidade no sistema eleitoral durante eleições
  • Grupo de vereadores defende aprovação do Plano Diretor ainda em 2020
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior:
  • Planejador financeiro dá dicas de como utilizar melhor o décimo terceiro salário
  • Economista explica as tendências de sustentabilidade pós-pandemia nas empresas
  • E ainda vamos falar sobre o Congresso on-line que discute novas formas de alfabetização pós-pandemia

Eleições 2020

2º Turno

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputam o cargo de prefeito de Goiânia no segundo turno. Maguito teve 36,02% dos votos válidos e Vanderlan 24,67%. A votação está marcada para o próximo dia 29 e as chapas já organizam ações de rua.

A alteração no calendário eleitoral devido a pandemia da Covid-19 resultou em um período de votações mais curto da história, com apenas duas semanas de intervalo entre o primeiro e segundo turno de votação. Com datas apertadas, as chapas de Vanderlan e Maguito voltam às ruas a partir desta terça (17).

Maguito Vilela (MDB) se recupera da Covid-19. Nesta segunda-feira (16), houve uma reunião da coordenação de campanha do emedebista.

Instabilidade no sistema

Durante a eleição no último domingo (15) o Tribunal Superior de Justiça apresentou falhas de apuração dos votos. A instabilidade aconteceu devido ao ataque de hacker no sistema eleitoral. Em entrevista ao Manhã Sagres, o especialista em Tecnologia e Inovação, Arthur Igreja falou sobre esse assunto.

“O problema foi quando o aplicativo do e-Título tentava acessar os computadores da Justiça Eleitoral, porque esse computadores, segundo as afirmações foram feitas, um deles tinha sido colocado em forma de backup em proteção em virtude do ataque, aí as pessoas não conseguiam usar”, afirma.

O especialista diz que não houve perda de dados, e que as informações roubadas datam de 2010, mas afirma que é necessário tomar cuidado no próximo turno e nas eleições seguintes. Igreja afirma ainda que o problema pode acontecer com qualquer sistema. Por causa dos ataques, muitas pessoas não conseguiram justificar o voto no dia da eleição. Arthur Igreja é uma dessas pessoas. Os eleitores não conseguiam devido à quantidade de acesso simultâneo, já podem usar o aplicativo normalmente.

Plano Diretor

Após a realização do 1º turno em Goiânia, com a definição dos novos vereadores para o próximo mandato, a partir de 2021, o tema Plano Diretor voltou à Câmara Municipal. Vereadores debateram o assunto na sessão desta quarta-feira (18). O tema foi retirado de pauta pela prefeitura no final de setembro, após grupo de vereadores apresentarem emendas que aumentavam a área da macrozona urbana.

O Ministério Público recomendou o Executivo a fazer a análise do projeto com as alterações propostas. O líder do prefeito Iris Rezende, Welington Peixoto (DEM), saiu em defesa do assunto e argumentou que os atuais vereadores tem legitimidade para aprovar a matéria.

“Dois anos debatendo com audiências públicas, a prefeitura fazendo audiências públicas, se isso for correria, eu não sei o que é realmente discutir um projeto. É uma incoerência, a Câmara está preparada para debater, para discutir e votar e discutir o Plano Diretor nesta legislatura”, destacou o líder do prefeito durante a sessão.

Welington Peixoto disse que os atuais vereadores estão inteirados do assunto e que os parlamentares foram eleitos por um período de quatro anos.

Ativista evangélica

Aava Santiago foi eleita vereadora pelo PSDB com 2 mil 865 votos. Aava é socióloga, ativista na área de Direitos da Juventude e fortalecimento das mulheres. Ela tem 31 anos e é mãe. A vereadora eleita é da Igreja Assembleia de Deus, desde que nasceu. Ela coordena o Núcleo de enfrentamento à violência doméstica da Assembleia de Deus Pedro Ludovico. Diferente de vários evangélicos que ascendem ao poder, Aava Santiago é de linha progressista e não conservadora.

“Todas essas coisas às vezes parecem contraditórias, mas apontam para pluralidade que a cena política precisa; Precisamos urgentemente rever a nossa forma de classificar as pessoas e compreender que as pessoas são plurais, são complexas, assim como os processos políticos e ocupação de espaços públicos”, afirmou.

Antes de chegar à Câmara Municipal de Goiânia, Aava trabalhou na criação e coordenação dos programas Passe Livre Estudantil (estadual) e Goiás Sem Fronteiras, ocupou a presidência do Conselho Estadual de Juventude.

Sagres em Tom Maior

13º salário

O fim de 2020 se aproxima e a chegada do 13º salário também. É exatamente nesta época que as pessoas começam a fazer planos para o próximo ano, principalmente por causa desse dinheiro extra.

Mas para concretizar tais planos, é preciso gestão financeira e mais do que apensa pagar as contas em dia, e deixar o orçamento sempre organizado.

Quais os principais erros que as pessoas cometem na hora de fazer o planejamento? Para o planejador financeiro da Real Cultura Financeira, Maurício Vono, o investimento deve ser a primeira lacuna do orçamento mensal a ser preenchida.

“Quando você vai preencher seu orçamento, não deixe o investimento por último, porque depois que encheu todo o seu orçamento fica difícil colocar mais alguma coisa dentro. Busque fazer o seu investimento, a sua reserva, primeiro. A primeira coisa que deve entrar no seu orçamento deve ser a sua reserva, seu investimento mensal para aquele grande ou pequeno projeto do ano que vem”, afirma.

Plantadores de Água

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das árvores e criar a cultura do plantio, o projeto de reflorestamento dos Plantadores de Água realiza o curso prático em plantio de áreas urbanas.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #145 desta quinta-feira (19), a bióloga, professora e integrante do projeto Plantadores de Água, Eliamara Rodrigues, destaca a atuação do grupo e como cada pessoa pode contribuir com sua atuação individual.

“As plantas têm uma função bastante importante na conservação da retenção da água no solo. A partir do momento que nós plantamos mais árvores, seja em um ambiente urbano ou rural, nós estamos deixando a água permanecer na nossa terra, a água consegue infiltrar e permanecer ali”, esclarece.

Sustentabilidade

Sustentabilidade não é um assunto novo, mas algumas tendências que vêm sendo discutidas há algum tempo tem se tornado realidade durante a pandemia do novo coronavírus. Mas será que sustentabilidade e economia podem andar juntas?

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior desta terça-feira (17), o economista Luiz Carlos Ongaratto destacou que sustentabilidade e economia podem sim andar juntas, e que esse conceito já é uma realidade do pós-pandemia.

“Quando pensamos em empreender temos que olhar como um cliente, o que nós temos consumido mais nos últimos meses? O que temos observado como tendência? Então a primeira questão de sustentabilidade é a gente pensar que as empresas passam a ter um propósito, as pessoas querem empreender e também querem trabalhar outros valores e não somente o lucro, com a inclusão, é algo que está se falando bastante”, afirmou.

Nova forma de alfabetização

Entre os dias 26 e 28 de novembro acontece o Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar. O evento, totalmente online, contará com importantes especialistas em Educação e Saúde, e vai discutir condutas educativas a partir de evidências científicas e refletir sobre métodos de ensino que possibilitem uma alfabetização mais eficiente, diferente da que vem ocorrendo durante à pandemia com aulas remotas.

“Uma proposta de discussão da alfabetização baseada em evidência científica”, afirma a mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Roselaine Pontes. “Então a ideia é justamente poder aproveitar este momento em que a gente está fisicamente um pouco mais afastado para revisitar práticas e discutir estratégias, caminhos, para que a gente consiga avançar no quesito alfabetização”, complementa, em entrevista à Sagres TV.

O evento terá palestras, que também serão gravadas e disponibilizadas para serem assistidas posteriormente pelos participantes. Além disso, haverá um local digital que servirá como espaço para interação, com o objetivo de tirar dúvidas e compartilhar experiências entre os profissionais, pais e familiares interessados em alfabetização.

“Considerando esse período de pandemia, isolamento social e necessidade do distanciamento, esse congresso vai ser proposto em um modelo totalmente on-line, por isso é o primeiro congresso de alfabetização neste formato, mas para que também neste período a gente consiga revisitar as evidências, debater entre os pesquisadores, professores e especialistas da área da saúde que atendem essas crianças que, por algum motivo, não se alfabetizam no tempo esperado”, avalia Roselaine.

Segunda onda do Covid-19

Após um curto período com poucos casos registrados de Covid-19 em relação ao pico da pandemia, o Brasil teve um aumento da contaminação assustador, e que parece um alerta para uma possível segunda onda da doença do novo coronavírus.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira (19), o psicólogo e psicanalista Robson Paiva enumera transtornos que essa possível segunda onda, antes da chegada de uma vacina, podem ocasionar.

“A segunda onda já está aí, é só questão de tempo. No nosso psiquismo ela já está aí. Aquela situação de estresse, do isolamento de tudo volta, só que volta em um momento em que a gente ainda não recuperou as cargas, e o impacto agora vai ser maior”.

Para o psicólogo, a ansiedade é um dos pontos mais cruciais e requer um pouco mais de cuidado. Devido ao medo do contágio os transtornos aumentam, e um momento que exige atenção consigo e com as pessoas ao seu redor.