Entre os dias 26 e 28 de novembro acontece o Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar. O evento, totalmente online, contará com importantes especialistas em Educação e Saúde, e vai discutir condutas educativas a partir de evidências científicas e refletir sobre métodos de ensino que possibilitem uma alfabetização mais eficiente, diferente da que vem ocorrendo durante à pandemia com aulas remotas.

“Uma proposta de discussão da alfabetização baseada em evidência científica”, afirma a mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Roselaine Pontes. “Então a ideia é justamente poder aproveitar este momento em que a gente está fisicamente um pouco mais afastado para revisitar práticas e discutir estratégias, caminhos, para que a gente consiga avançar no quesito alfabetização”, complementa, em entrevista à Sagres TV.

Roselaine Pontes no Sagres em Tom Maior (Foto: Sagres TV)

O evento terá palestras, que também serão gravadas e disponibilizadas para serem assistidas posteriormente pelos participantes. Além disso, haverá um local digital que servirá como espaço para interação, com o objetivo de tirar dúvidas e compartilhar experiências entre os profissionais, pais e familiares interessados em alfabetização.

“Considerando esse período de pandemia, isolamento social e necessidade do distanciamento, esse congresso vai ser proposto em um modelo totalmente on-line, por isso é o primeiro congresso de alfabetização neste formato, mas para que também neste período a gente consiga revisitar as evidências, debater entre os pesquisadores, professores e especialistas da área da saúde que atendem essas crianças que, por algum motivo, não se alfabetizam no tempo esperado”, avalia Roselaine.

Muitas cidades brasileiras, incluindo Goiânia e Aparecida de Goiânia, já autorizaram o retorno às aulas presenciais. Para Roselaine Pontes, tão logo os alunos voltem às escolas, novas demandas serão aplicadas no processo de aprendizagem.

“É esperado sim que nesse retorno a gente encontre uma nova situação bastante diferente do que já vinha acontecendo. É um alerta que a gente precisa prestar atenção porque as crianças provavelmente vão voltar com outras demandas, não só de aprendizagem, mas também de acolhimento, de questões socioemocionais”, afirma.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Confira a programação completa do evento:

Dia 26/11, quinta-feira

  • 18h: Dra. Alessandra Seabra inicia o congresso falando sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e Ciências Cognitivas.
  • 19h: Dra. Maria Regina Maluf conversa com os participantes sobre a Formação de Professores e Alfabetização.
  • 20h: Dra. Rochele Fonseca encerra o primeiro dia de congresso com um bate-papo sobre Literacia emergente: fatores neuropsicológicos pró-prontidão escolar e aprendizagem significativa.

Dia 27/11, sexta-Feira

  • 18h: Dra. Alessandra Seabra abre o segundo dia de palestras com o tema Princípio alfabético, Consciência Fonêmica e Instrução Fônica
  • 19h: Dra. Ana Luiza Navas fala sobre a importância da Fluência de leitura
  • 20h: Dra. Ana Luiza Navas segue no encontro, com o tema Compreensão de leitura

Dia 28/11, sábado

  • 9h: Dr. Clay Brites abre o último dia de congresso falando sobre os Aspectos Biológicos e Neurológicos da Linguagem Escrita
  • 10h: Dra. Camila Leon discute Autorregulação e Funções Executivas na Alfabetização
  • 11h: Dra. Cíntia Salgado palestra sobre a Identificação precoce de dificuldades de leitura e escrita em contextos de vulnerabilidade.
  • 13h: Me. Gabriel Brito fala sobre a Leitura e escrita no Ensino Fundamental II
  • 14h: Dra. Rosângela Gabriel abrange a Alfabetização de Adultos
  • 15h: Me. Roselaine Pontes de Almeida fala sobre A BNCC e a alfabetização na Educação Infantil
  • 16h: Luciana Brites encerra o congresso em palestra sobre os Aspectos Psicomotores da Escrita

Confira a entrevista a seguir no STM #141