Seguindo com a série de reportagens do Sistema Sagres sobre os planos de governos dos candidatos ao Governo de Goiás, esta matéria em especial visa identificar quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão presentes nas propostas. De todas as 17, esta reportagem vai identificar se as ODS 1, 2, 3, 6, 8 e 9 estão no plano de governo de Major Vitor Hugo (PL).

Começando pelo ODS 1, Erradicação da Pobreza, o plano de governo de Major Vitor Hugo cita o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) como uma ferramenta para obter informações sobre situações definidas como pobreza. A partir disso, o candidato promete identificar as regiões menos vulneráveis e, de acordo com a proposta, tratar de forma precisa um plano de operação.

Ainda sobre redução da pobreza, Major Vitor Hugo quer incorporar em seu governo os ideais de igualdade entre homens e mulheres da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesse sentido, o candidato defende um ponto da Organização Mundial do Comércio, que é a maior participação feminina no mercado de trabalho. Segundo o político, a medida pode dar aumento à produtividade de um país, levar à grande diversidade econômica, à inovação e, consequentemente, à redução da pobreza.

Agricultura sustentável

Tratando sobre o objetivo de número 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável, o candidato considera, dentre seus 16 eixos temáticos do plano de governo, a agropecuária como uma das prioridades. Para fortalecer o setor, Major Vitor Hugo pretende alavancar a produtividade com adição de tecnologias sustentáveis e de conservação ambiental.

“Consideraremos cuidadosamente a realidade de cada região do estado e buscaremos promover o avanço produtivo tanto de grandes
quanto de pequenas áreas. Avançaremos, assim, sem jamais nos esquecer dos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar, essenciais para o sustento do homem no campo e o abastecimento, até mesmo de alimentos de menor apelo comercial”, escreveu no plano.

Ainda dentro do eixo da agricultura, Major Vitor Hugo promete implantar um plano, nomeado de sustentabilidade inteligente e preservação ambiental, de conservação e utilização de nascentes e mananciais aquíferos. A ideia, conforme o candidato, é desburocratizar a exploração com o objetivo de aumentar a produtividade. Em relação à fome, não há detalhes na proposta.

Saúde

Outro eixo definido como prioridade por Major Vitor Hugo, a saúde contempla o ODS 03 – Sáude e Bem-estar. No plano de governo do candidato, ele deseja implantar o programa ‘Acredita Saúde Goiás’. O político promete a reestruturação das unidades de saúde públicas do estado e dos municípios e de parceiros filantrópicos (santas casas e evangélicos), com foco na satisfação, segurança, qualidade e expansão dos serviços.

A ideia de Major Vitor Hugo é mapear as condições atuais das unidades de saúde do estado, considerando o grau de criticidade para serem reestruturados, reformados e/ou equipados. Outra medida prometida é implantar o ‘consultório do futuro’, com foco em telemedicina, em cada uma das unidades.

Major Vitor Hugo ainda pretende reformular a atuação das organizações sociais. Na visão dele, atualmente, os hospitais estaduais estão perdendo a qualidade, os seus selos de acreditação e a satisfação dos usuários. Então, a ideia com ‘Acredita Saúde Goiás’ é fazer um acompanhamento mais próximo das Organizações Sociais (OS), que gerem as unidades, exigindo um selo de certificação reconhecido no Brasil.

Nos recursos para a Saúde, o candidato quer que todo crescimento na receita estadual irá redefinir o valor a ser repassado por vinculação constitucional à execução do programa ‘Acredita Saúde Goiás’. Vitor Hugo garante que terá toda medida de racionalidade de custo e austeridade.

Além disso, o candidato afirmou que vai incentivar a atuação filantrópica de hospitais privados do estado para gerenciarem as unidades públicas. O objetivo é seguir o modelo adotado em âmbito federal, para ampliar e refinar o protótipo de financiamento público, com o intuito de incentivar parceiros em Goiás.

Na vacinação, Major Vitor Hugo apenas cita a criação de unidades de vacinação para reforçar cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação no estado de Goiás.

Para a pediatria, no plano de governo consta a criação de centros especializados preparados para receber e realizar os cuidados infantis. A ideia é implantar um centro piloto em Goiânia, nos dois primeiros anos de gestão, e avaliar a sua disseminação por outras cidades-polo do interior.

Saneamento

Dentro do sanemaento, tema presente no ODS 06, Água Potável e Saneamento, Major Vitor Hugo quer apoiar iniciativas de maior colaboração intermunicipal e com o setor privado, seja via formação de consórcios municipais, parcerias público-privadas ou parcerias públicas de investimento. O objetivo, segundo o plano de governo, é aproveitar as oportunidades e a segurança jurídica introduzidas pelo novo Marco Regulatório do Saneamento com foco em desenvolver o setor de saneamento básico goiano.

Resumindo, o candidato promete integrar governos estadual e municipais para universalizar os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, com prioridade para as cidades com distritos industriais. A ideia é apoiar e incentivar o reuso de
efluentes industriais por parte das indústrias, além da elaboração de um plano estadual de saneamento básico, estimular a participação da iniciativa privada, por meio de concessões e PPPs, para a implantação de sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Trabalho

Sobre o trabalho, do objetivo de número 08, Trabalho decente e crescimento econômico, Major Vitor Hugo promete abordar propostas
voltadas à promoção do trabalho e inclusão de pessoas idosas, com deficiência, crianças e jovens. O candidato promete ainda desenvolver, em parceria com o setor privado, as entidades de classe e os serviços sociais autônomos, um plano para aumentar a captação de vagas no Serviço Nacional de Emprego (Sine), com o objetivo de diversificar formas de geração de trabalho e renda.

Há a promessa no plano de governo ainda de revitalizar, atualizar e otimizar as áreas de turismo, infraestrutura, indústria e defesa, em particular, a mineração. Essa medida, de acordo com a visão de Vitor Hugo, terá impacto imediato na geração de empregos, especialmente pela ideia da atuação conjunta de várias áreas, tais como as de educação técnico-profissional e de empreendedorismo.

O candidato colocou em seu plano também a inserção da mulher no mercado de trabalho, prometendo criar parcerias com associações empresariais, comerciais e industriais para capacitar a mão de obra feminina. Ele quer trabalhar também com instituições do Sistema S e agências de apoio à exportação para qualificar empresárias que queiram expandir as fronteiras de seu mercado consumidor.

Indústria

Na parte da indústria, do ODS 09, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Major Vitor Hugo promete adotar um plano de incentivo e implantação de plantas para industrialização de produtos utilizando matéria-prima produzida pela agricultura e pecuária do estado, como óleos vegetais, adubos, farináceos, laticínios, charcutarias, tabacarias, alimentação animal e outros. A ideia é remunerar melhor o produtor e alavancar arrecadação estadual, favorecendo o desenvolvimento da indústria local.

Outro ponto abordado no plano de governo é adotar uma política industrial no estado, via mapeamento das iniciativas existentes e criação de novos instrumentos de indução do crescimento industrial. A promessa é desenvolver capacitações e programas de abertura de novos mercados por meio de missões conjuntas empresariais e governamentais, participação em feiras e visitas técnicas internacionais, parcerias nacionais e internacionais, encontro de negócios e utilização de ferramentas de inteligência comercial.

Vitor Hugo ainda afirma que vai incentivar a criação de indústrias regionais para a comercialização do quartzo purificado na região de Cristalina, produção de células fotovoltaicas e os demais empreendimentos.

Em síntese, o candidato promete a busca de uma infraestrutura de baixo custo para o usuário e de acesso universalizado. O foco, de acordo com Vitor Hugo, é focar em acesso à água potável e ao saneamento; estímulo à geração de energias renováveis e
acessíveis; e sinergia entre as infraestruturas, a indústria e a inovação.

Leia mais: