Segundo informações do Ministério da Educação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) precisam integrar a formulação de políticas públicas para a Educação. Nesse sentido, a Agenda 2030 foi representada pelo ministério durante participação em evento da Unesco, em Paris.

Para o evento, estiveram presentes representantes de mais de 90 países, que se reuniram para discutir o documento conhecido como Recomendação de 1974. Nesse sentido, o evento conduziu debates para instituir consensos em relação à promoção da Educação de qualidade, Direitos Humanos e liberdades fundamentais.

Nesse sentido, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), em publicação sobre o evento, a discussão é fundamental. Para ela, esse é o caminho para um roteiro claro de ações educacionais para o século XXI.

Diálogo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a pasta foi esteve na capital parisiense, por meio dos servidores Rodolfo Cabral, consultor jurídico, e por Erasto Fortes Mendonça, responsável pela coordenação geral das Políticas Educacionais em Direitos Humanos.

Dessa forma, ainda segundo a pasta, os representantes afirmam que a discussão acerca do documento de 1974, é útil para pensar em caminhos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e equitativa.

Nesse sentido, o diálogo propõe acréscimos ao documento, com o objetivo de reforçar conceitos ligados à cultura de paz e respeito aos Direitos Humanos, ambos essenciais para o cenário da Educação.

“O novo texto da Recomendação, sólido e baseado em evidências, deverá ajudar os Estados membros da Unesco a transformar e moldar as suas políticas educacionais e sistemas, nos próximos 30 a 50 anos”, declarou a Unesco, em publicação oficial.

*Esse texto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) por uma Educação de qualidade.

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