Uma capital como Goiânia exige um planejamento moderno da administração e execução de suas ações. Pensando nisso, a Prefeitura de Goiânia prepara o lançamento do programa Em Nova Ação, com os projetos prioritários da prefeitura para os próximos 3 anos. O mote é promover inovações que melhorem a qualidade de vida da população. São projetos na área de telemedicina, digitalização da educação e de modernização do transporte público coletivo, entre outros.

Nesta semana tivemos a titular da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Valéria Pettersen. Conforme a secretária, o projeto consiste em ações do Plano de Gestão da Prefeitura, aliando as áreas social e tecnológica. O objetivo é aplicar as novas ferramentas tecnológicas em setores como gestão administrativa, saúde, educação e transporte, entre outros.

As ações serão anunciadas assim que o surto da variante Ômicron diminuir. Ainda conforme Valéria Pettersen, o programa servirá como um atrativo para empresas de outros estados e países que queiram investir na capital goiana. Este atrativo se dá por uma melhor comunicação entre o cidadão e a administração municipal, transparência na gestão e agilidade nos processos burocráticos. “Os prazos, dias e horários de tramitação estarão todos divulgados e disponíveis para acompanhamento das partes envolvidas, a partir do nosso novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que já está em funcionamento e se comunica com dos demais sistemas de outros poderes e esferas”, afirma.

O transporte público é um dos principais alvos do programa. Ações como o pagamento digital, meia tarifa, valores diferentes para distâncias curtas, integração com citibus, troca de ônibus etc são novidades que devem se tornar realidade. Valéria adianta que a intenção de passagens mais baratas para percursos mais curtos é um atrativo para o uso do transporte coletivo, assim como a facilidade para compra das passagens. Para quem percorre longas distâncias dentro da Região Metropolitana, o valor não deve subir. Os recursos suplementares para cobrir o custo do transporte público serão subsidiados pelo governo estadual. Essa medida visa manter os empregos de quem precisa trabalhar em outra cidade e depende do transporte público.

A revitalização do Centro de Goiânia também está na mira da Prefeitura. Um assunto que, volta e meia, entra na pauta, mas que muito pouco obteve resultado. Desta vez, a ideia é reduzir os impostos municipais, como o IPTU, para atrais empresas e moradores para ocupar o Centro, juntamente com investimentos em iluminação e segurança para essa região.

A digitalização do ensino público e a aplicação de uma educação mais sistêmica, que reúna conhecimentos de diferentes matérias em uma mesma atividade. Ainda conforme a secretária, todas essas iniciativas foram definidas em conjunto com a população, por meio de audiências públicas. Vamos acompanhar e torcer para que essas ações se tornem realidade.

FPC: Conta Hackeada? Saiba o que fazer.

A clonagem e rackeamento de redes sociais aumentou assustadoramente nos últimos meses. Diariamente recebemos alertas de amigos que tiveram suas contas invadidas com propósito de serem usadas como ferramentas para golpes financeiros. No quadro Faz Parte do Cenário desta semana, a advogada Aline Iacovelo el Debs ensina o que fazer no caso de ter suas redes sociais rackeadas. Uma dica que vale ouro!

Programa completo:

Podcast

Temas abordados

– O que é o Programa Em Nova Goiânia? https://youtu.be/_WX7Ov-EiVQ

– Tecnologia e transparência pública. https://youtu.be/v1Q5L5daugs

 – A Prefeitura ainda está no século 20. https://youtu.be/OhuSckZBmiE

– Mudanças no transporte coletivo vêm aí. https://youtu.be/Wj-zRCQVGbQ

– Revitalização do Centro, agora vai? https://youtu.be/NCxFTkhvjK8

– Educação sistêmica, uma nova proposta de aprendizagem. https://youtu.be/mMXzjznq_BQ

– FPC: Conta Hackeada? Saiba o que fazer. https://youtu.be/_ax-I5ACHvU