Sagres em OFF
Rubens Salomão

Aliados acreditam em influência maior de Ronaldo Caiado, com ausência de Iris

A presença mais frequente de Ronaldo Caiado (DEM) na campanha do senador Vanderlan Cardoso (PSD) à prefeitura de Goiânia tem base em avaliação interna, entre articuladores do governo e a equipe de campanha, de que a ausência de Iris Rezende (MDB) deve catapultar a influência do governador na disputa na Capital.

Caiado passará a participar de eventos e programas de Rádio e TV, depois da estreia na semana anterior, e já tem agenda nesta sexta-feira (23) para adesivaço e bandeiraço com a equipe de governo na Praça Tamandaré. Liderança partidária próxima ao governador avalia como “natural” que as pesquisas apontem maior influência de Iris no voto do goianiense, como mostraram os institutos Serpes e Diagnóstico/Sagres.

“No entanto, uma coisa é certa: há décadas a gente não vê um governador com avaliação tão alta em um segundo ano de governo. Por isso, o governador vai ter uma influência interessante, até porque o prefeito não vai opinar e nem votar. Isso é fato”, afirma um caiadista ouvido pela Sagres Em Off.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Contra os números

A avaliação de caiadistas considera números como da pesquisa Diagnóstico/Sagres, segundo a qual 53,9% dos eleitores votariam em candidato apoiado por Iris e 44,3% votariam em nome indicado por Caiado.

Velho discurso

Governistas passaram a adotar o velho discurso de questionamento a institutos de pesquisa que apresentam cenário de empate técnico entre Vanderlan e Maguito Vilela (MDB), com o emedebista numericamente à frente. O disco furado, no entanto, ainda é tocado apenas nos bastidores.

Realidade

O eleitor já conhece a artimanha de políticos que validam apenas as pesquisas em que eles aparecem com boa intenção de voto e criticam levantamentos divergentes. Com poucas diferenças numéricas, todos os principais institutos apresentam o cenário de polarização em Goiânia.

Reação

O candidato Talles Barreto (PSDB) buscou a coluna para confirmar que não utilizou vídeo do personagem “Nerso da Capitinga” em suas redes, o que é fato e foi informado aqui. O deputado não nega, no entanto, que a estratégia nesta eleição se assemelha à tucana em disputas estaduais anteriores, como analisado na coluna ontem (22).

Medicina política

O médico e deputado federal Zacharias Calil (DEM) condenou a politização, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), da produção de vacina para a covid-19.

Falsas esperanças

Segundo ele, a expectativa criada na população para uma vacinação em massa contra o novo coronavírus a partir do mês de janeiro é um erro que pode ter consequências ainda mais graves na efetivação das medidas de controle da pandemia de Covid-19

Ratificado

O alerta foi reforçado em reunião técnica da Comissão Externa de Combate ao Coronavírus da Câmara dos Deputados, que contou com a médica Cristina Toscano, da Universidade Federal de Goiás (UFG) – única brasileira integrante do grupo de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a produção dos imunizantes.

Mudança de tom

Petistas envolvidos na campanha da delegada Adriana Accorsi a prefeita de Goiânia passaram a circular mensagem crítica a Ronaldo Caiado com foco nos servidores públicos – e tentam fazer o desgaste colar na campanha de Vanderlan Cardoso.

Conteúdo

O texto diz: “cuidado servidores, aposentados e pensionistas de Goiânia. A política do Palácio das Esmeraldas foi aumentar a alíquota da aposentadoria para 14%. Isso o candidato chapa branca Vanderlan não fala”. E conclui que Adriana é servidora pública que “não vai arrecadar em cima de vocês”.

Ouça a edição anterior do Sagres em Off:

Mais lidas:

Leia também: