Participar de grandes competições, como um atleta olímpico ou paralímpico, requer muita dedicação e disciplina, além de uma boa alimentação e treino. Em participação no Arena Repense desta semana, Tito Alves de Sena revelou como é a preparação e outros fatores do dia a dia.

Assista ao Arena Repense na íntegra:

“A alimentação na vida de um atleta é de suma importância. Até então, por falta de apoio e patrocínio, eu não tinha uma alimentação balanceada. Mas, eu amava o esporte e queria dar continuidade. Então, passei a ter uma alimentação melhor, porque optei por participar das Olimpíadas de Pequim, meu primeiro mundial na Holanda e as portas começaram a se abrir”, revela.

Aliado a isso, Tito Alves de Sena ainda destaca a importância do condicionamento físico pelo treinamento. Além disso, o atleta reforça ainda que o esportista deve estar bem psicologicamente também. “É importante ter a mente tranquila para focar nos treinamentos e nas competições”, afirma.

Superação

Como professor e pesquisador na área há muitos anos, João Turíbio explica que a pessoa que adquire alguma deficiência passa pelo primeiro estágio, o luto. Em seguida, vem o segundo estágio, que conforme o especialista, é onde o esporte mais está presente.

“A pessoa fica se questionando por que ela? A partir disso, o que ela pode fazer com aquela condição que passa a adquirir. Essa é uma fase natural, que precisa de apoio, primeiro da família e depois clínico, na parte da psicologia. O segundo estádio é o da luta, em que a gente busca metodologias apropriadas, conhecimentos, técnicas. Depois disso, há uma grande transformação na vida da pessoa, entendendo que o esporte deve ser compreendido em uma perspectiva de participação”, revela.

De acordo com João Turíbio, falar de inclusão da pessoa com deficiência pelo esporte, quer dizer dar oportunidade de inserção na sociedade. “É importante discutir isso em todos os âmbitos onde essa pessoa está. Eu, enquanto professor, defendo que a base do trabalho é principalmente na escola, porque é onde as crianças, teoricamente, tem a primeira oportunidade de vivenciar uma prática corporal ou esportiva”, defende.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: