Sagres em OFF
Rubens Salomão

Cristiane Schmidt deixa secretaria de Economia após ajuste e recuperação fiscal

A economista, doutora em ciências econômicas, Cristiane Schmidt, confirmou ontem que deixa o cargo de secretária de Economia do governo de Goiás. A saída era debatida internamente desde o fim de 2022, após a reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) e início das articulações para reforma administrativa. Além da avaliação sobre ciclos à frente da pasta, houve trabalho intenso de partidos aliados em busca da chave do cofre estadual em mandato que terá mais investimentos. Inclusive com fogo amigo contra a agora ex-secretária.

Pelo comunicado oficial, a própria Cristiane entregou cargo nesta sexta-feira (14). A nota aponta a decisão foi tomada em acordo com o governador. “A possibilidade de mudança na Secretaria de Economia já vinha sendo discutida há algumas semanas, em função do desejo expressado pela secretária de trilhar novos projetos”, aponta o texto. “O governador agradece Cristiane Schmidt pela dedicação e competência nas funções desempenhadas por ela no Governo de Goiás, desejando-lhe sucesso nos seus novos desafios”.

A carioca ficou à frente da secretaria por quatro anos e três meses e teve foco no ajuste interno com recuperação das contas e equilíbrio, depois do cenário de déficit encontrado em 2019. Ponto alto foi a entrada de Goiás, em 2021, no Regime de Recuperação Fiscal, após aprovação de medidas amargas e alterações na legislação federal. Por enquanto, assume de forma interina Selene Peres Peres Nunes. Ela é economista, contadora, advogada e auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.

cristiane schmidt
Foto: Ex-secretária estadual de Economia, Cristiane Schmidt, em entrevista à Rádio Sagres. (Foto: Rubens Salomão)

Troca de integrantes

O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou portaria para recomposição do Fórum Nacional de Educação (FNE). Na prática, documentos de março e nesta semana destituem todos os membros da composição anterior e designa novos membros.

Reação

A decisão atende aliados a partir da eleição de 2022, mas aprofunda crises internas e divisões entre equipes no MEC. Entendimento de grupos, principalmente de efetivos, é de que o trabalho técnico realizado nos últimos seis anos ficam desprezados.

Tem regra?

Fonte interna ao MEC, inclusive, caracteriza a decisão como “antidemocrática”. “Destituíram um presidente eleito e não respeitam o regimento ou a lei”, critica o servidor federal.

Troca

O presidente do Instituto de Previdência de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev), Einstein Paniago, passa a comandar a Secretaria Municipal da Fazenda. O prefeito Vilmar Mariano assinou decreto para nomeação nesta semana e a cerimônia de posse está marcada para a próxima segunda-feira (17).

Motivos

O prefeito aponta que escolhue Paniago pelo currículo profissional e destacou as competências e capacidade do gestor.

Mudança

“Até agora ocupou quatro pastas importantes – Transparência, Projetos e Captação de Recursos, Casa Civil e AparecidaPrev – e agora vai me auxiliar à frente da Secretaria da Fazenda”, disse.

Protocolar

O governador Ronaldo Caiado se tornou o primeiro presidente eleito do União Brasil em Goiás. O pleito, com chapa única, ocorreu na noite desta sexta-feira (14) na sede do partido em Goiânia. Com 62 prefeitos, além de deputados, vereadores e lideranças do partido, o resultado foi conclamado.

Força

“Aprendi na vida que a gente só se fortalece na política se tiver um partido estruturado”, declarou Caiado, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Administrativo

Em discurso, o governador comentou os avanços de sua gestão e agradeceu o apoio que obteve para a reeleição em 2022, conquistada no primeiro turno. Disse que “vai honrar e saber representar os demais membros no cenário nacional”. “Acreditem no que digo. Nosso partido vai ser respeitado porque tem os melhores quadros e vai saber se fortalecer cada vez mais no debate nacional”, afirmou.

Leia mais da Sagres OFF:

Mais lidas:

Leia também: