Inspirados pelo jogo de conquista de territórios War, estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas da USP desenvolveram o Trepowar, um jogo de tabuleiro para ensinar microbiologia. A criação ocorreu como parte da disciplina de Bacteriologia.

O jogo War lançado pela Grow em 1972 inspira a mecânica do modelo dos estudantes, em que a protagonista é a bactéria Treponema pallidum pallidum, causadora da sífilis. O tabuleiro é como se fosse o corpo humano e um time joga como o sistema imunológico do hospedeiro e outro joga como a bactéria. 

Com cartas didáticas, eles atacam o território um do outro, que são as partes do corpo humano dispostas no tabuleiro. Durante o percursos, eles aprendem sobre a doença, a bactéria e o funcionamento do corpo. Uma das alunas que desenvolveram o jogo, Júlia Toneli disse que ele “foi uma maneira de tornar o aprendizado mais leve e divertido para os jogadores e para os desenvolvedores”.

Microbiologia

O jogo de tabuleiro Trepowar faz parte do projeto Adote Uma Bactéria, que tem objetivo de disseminar o interesse pela Microbiologia em alunos de escolas públicas da educação básica. No entanto, o Trepowar tem como público-alvo estudantes de graduação de faculdades da área de biológicas.

Apesar disso, Júlia Toneli acredita que o tabuleiro é recomendado para provas de bacteriologia e que ele “é um jogo válido para todos os estudantes que têm interesse na área”, afirmou.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais: