No quadro Sagres Internacional desta quinta-feira (07) do Sagres em Tom Maior, o historiador e professor de geopolítica, Norberto Salomão, analisou a situação de países da América Latina, que, em sua análise, está em uma verdadeira ebulição por conta dos protestos políticos.

Especificamente em El Salvador, o parlamento aprovou estado de emergência depois que o país registrou dezenas de assassinatos em um único dia. A motivação teria sido as gangues no país.

“O caso de El Salvador, já desde 2019, vem atraindo muito a atenção internacional em função do presidente que venceu as eleições, Nayib Bukele. Ele tem pouco mais de 30 anos e é muito polêmico, com discurso extremamente conservador, mas é acusado de ter sido eleito, assim como outros presidentes em El Salvador, tendo feito acordos com as gangues. Houve uma guerra civil em El Salvador nos anos 50 e parte da população foi para os Estados Unidos. Ali na região de Los Angeles acabaram surgindo gangues, que depois voltaram deportados e quando regressaram, nos anos 70 e 80, constituíram várias gangues, como a Mara Salvatrucha”, explicou.

Confira a análise na íntegra:

Além disso, Norberto Salomão também destacou o conflito na Ucrânia, que foram encontrados, nos arredores da capital Kiev, mais de 400 corpos. Os ucranianos acusam a Rússia de ter realizado um massacre na área, mas os próprios russos alegam que não.

“Segue a guerra, infelizmente, estão chegando mais armas, apesar de toda expectativa de uma negociação pela paz, mas estamos ainda um pouco longe de chegarmos a isso”, argumentou.

Leia mais: