O cientista político Pedro Célio analisou em entrevista à Sagres, nesta quinta-feira (7), o cenário das disputas políticas pelo Senado que ocorrem dentro da base do governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB). No episódio mais recente, a coluna Sagres em OFF informou que nos bastidores, políticos da base tentam a saída do deputado federal Delegado Waldir (UB), que lidera as pesquisas. “Quanto maior o crescimento da base de apoio, mais esse campo traz para dentro de si, também, as divergências”, afirmou Pedro.

Ouça a entrevista completa:

Segundo o cientista, este cenário já estava previsto desde que Caiado fechou com o MDB. “A base ficou muito ampla e criou-se até a ideia de que a disputa contra as outras chapas nem sequer aconteceriam, que haveria uma folga eleitoral. Mas com isso ele trouxe também as disputas para dentro do grupo de apoio e agora elas se manifestam na majoritária, que é a candidatura ao Senado”, detalhou.

Assim, mesmo que todos estejam com Ronaldo Caiado, Pedro observou que cada liderança, pelo aspecto regional ou pela representação socioeconômica, tem a pretensão de ocupar espaço dentro do “provável futuro governo”. Pedro declarou ainda que diante da proximidade das convenções partidárias, as disputas devem ficar mais acentuadas nos próximos dias.

“O calendário eleitoral é praticamente impositivo e é ele que controla e dá estrutura ao comportamento dos atores dentro da cena eleitoral. Então, os principais líderes dos partidos políticos formam alianças sempre de olho nesse calendário”, explicou o cientista político, que disse ainda “que é preciso saber se as disputas serão bem resolvidas ou mal resolvidas dentro da base do governador”.

Leia mais:

Assista a entrevista completa: