Antiga Praça do Chafariz homenageia origem da Santa Casa

O cruzamento das Avenidas T-63 e 85, sem dúvida, no Setor Bela Vista, é um dos mais movimentados de Goiânia. Nele, em 2008 foi construído o viaduto João Alves de Queiroz, o local passou contar recentemente com pinturas feitas por artistas que dão mais beleza ao lugar. A construção por si só, é bastante peculiar pelo monumento de duas pontas que ali está.

As duas pontas são grandes retas paralelas que ao final apontam para o céu goianiense. Entre elas, há outras pequenas retas que incorporam a beleza do monumento que também surgiu no período da construção do viaduto. O viaduto João Alves de Queiroz está situado na Praça Simão Carneiro. 

(Foto: Rubens Salomão)

Quem foi Simão Carneiro?

O médico Simão Carneiro nasceu em Luziânia, em 1909. Ele estudou em Uberaba (MG) e completou o curso de Medicina em 1934, em Belo Horizonte (MG). Depois foi para o Rio de Janeiro, onde se especializou em ginecologia, obstetrícia, traumatologia e pediatria.

Simão Carneiro foi convidado pela primeira-dama Gercina Borges, esposa de Pedro Ludovico, para ajudá-la na criação da Santa Casa de Misericórdia. Ele não só aceitou o convite como passou também a trabalhar no local sem receber remuneração.

(Foto: Rubens Salomão)

O que havia antes do viaduto?

Hoje a referência do local é o complexo viário existente, com a trincheira na Avenida 85, uma grande rotatória no nível do solo e o elevado na T-63. Mas, antes de 2008 o local era conhecido como Praça do Chafariz, sendo essa referência ainda usada por muitos goianienses. 

A praça foi construída na década de 80, quando a Avenida T-63 foi duplicada, na gestão do prefeito Nion Albernaz. O objetivo de organizar o fluxo de veículos na região e era utilizada como rótula. 

O nome popular, Praça do Chafariz, foi colocado pelos moradores da capital porque o local tinha uma grande fonte, que servia como ponto de referência. A praça não teve o seu traçado alterado e ganhou um espelho d’água.

(Foto: Divulgação)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)
Leia mais

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.