Nesta terça-feira (26), o programa Pauta 1 tem nova edição na Sagres TV, às 15 horas, com reprise às 20 horas. Nesta edição, os apresentadores Samuel Straioto, Charlie Pereira e Rodrigo Fumaça discutem a Black Friday, uma das maiores datas do comércio mundial, e trazem orientações para consumidores e empresários aproveitarem o evento com segurança e planejamento.

A Black Friday, que começou nos Estados Unidos e se popularizou no Brasil em 2010, movimenta bilhões de reais todos os anos, tanto no varejo físico quanto online. No entanto, desafios como fraudes, falsos descontos e consumo desenfreado ainda preocupam. Para esclarecer essas questões, o programa conta com três convidados especiais, que trazem diferentes perspectivas sobre o tema.

Assista ao programa

Planejamento financeiro

Carlos Castro, coordenador da Comissão de Relacionamento com Associados da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), aborda como o consumidor pode se preparar para fazer escolhas conscientes. Ele destaca a importância de monitorar preços, evitar compras por impulso e usar ferramentas confiáveis para identificar descontos reais.

Defesa do consumidor

A advogada especialista em Defesa do Consumidor, Jordana Lamounier, explica os direitos de quem compra na Black Friday. Destaque para o direito ao arrependimento em compras online. Ainda, como denunciar propagandas enganosas e o que fazer em casos de problemas como produtos não entregues ou defeituosos.

Os impactos da Black Friday no comércio local

Outro destaque é quanto ao impacto da Black Friday no varejo da cidade e como o comércio local tem se adaptado às demandas dos consumidores. Entre os pontos abordados estão a transparência nas promoções, a logística para atender a alta demanda e as oportunidades de fidelizar clientes em uma das datas mais importantes para o setor.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico e ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

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