Desde de que foi colocado em pauta durante uma videoconferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro na última semana, o retorno das atividades esportivas virou o grande objetivo das equipes a partir do dia 21 de abril, um dia após o término das férias coletivas que foram concedidas aos atletas.

Mesmo com a vontade das agremiações de retomarem os treinamentos ainda neste mês de abril, o Secretário Municipal de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou em entrevista à Sagres 730 que a recomendação é, neste momento, que o distanciamento social permaneça.

“A recomendação atual continua sendo o isolamento social e caso as pessoas tenham que sair de casa, utilizem a máscara que evita a disseminação do vírus. Baseado nisso, essas duas informações já se mostram como fatores limitantes para a prática esportiva coletiva. Nós temos ai o futebol e tantas outras atividades que se forem adotadas essas duas medidas, me parece um pouco difícil conciliar essas duas questões com a prática esportiva. Imagina dois times de futebol todo mundo correndo de máscara?”, disse.

Para ele voltar os treinamentos nas sedes dos clubes não é o ideal, já que pela quantidade de pessoas envolvidas o ambiente seria semelhante aos de uma partida sem a presença de torcedores.

Estádio Olímpico (Foto: Nathália Freitas/Sagres Online)

“Por enquanto não é o que a gente aconselha (voltar os treinamentos) porque em um treinamento aglomera 30 pessoas, tem contato físico e seria como se fosse um jogo sem torcida. Então a recomendação do ponto de visto médico é que mantenha, eu sei que isso gera grande ansiedade, gera transtornos financeiros, mas é para um bem maior”, explicou à Sagres 730.

Segundo Ismael Alexandrino, o número de casos e de disponibilidade de leitos no estado faz com que as autoridades tenham cautela quanto a liberação de algumas atividades, não só as esportivas. Apesar de acha inviável no momento que os clubes recomecem os treinos, ele afirma que a Secretaria de Saúde não determina a proibição ou não deste retorno.

“Do ponto de vista da Secretaria de Saúde trata-se de uma recomendação porque a gente entende que a decisão vai muito além da questão da saúde, o decreto busca o equilíbrio social e pondera outros aspectos, não só a saúde”, afirmou.

Na Europa, continente mais atingido e que mais teve vítimas pelo novo coronavírus, alguns clubes já ensaiam retornarem aos treinamentos. Na Alemanha, por exemplo, clubes fizeram protocolos para serem seguidos dentro e fora dos centros de treinamentos. Na visão de Alexandrino essa será uma medida a ser seguida também aqui no Brasil assim que a retomada do futebol for liberada, o que não deve acontecer neste momento.

“Quando voltar eu acredito que essa deve ser a maneira a ser trabalhada: evitar o contato físico, ou seja não estamos falando de jogo, estamos nos referindo ao preparo físico porque na partida é inevitável o contato físico e ter secreção também. Então para começar as atividades essa questão da corresponsabilização de se levar para casa, colocar hipoclorito (água sanitária) nas roupas que forem lavar, talvez seja a forma ideal para o início, mas hoje dia 14 não é recomendável ainda, assim que essa recomendação estiver vigente esta á forma de começar as atividades mais isoladas e sem contato físico”, pontuou.

ismael alexandrino sagres
Ismael Alexandrino (Foto: Rubens Salomão/Sagres Online)

Ouça na íntegra a entrevista exclusiva de Ismael Alexandrino à Rádio Sagres 730 nesta terça-feira (14):

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/798672955&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença