É certo que a invasão da Rússia contra a Ucrânia abalou mercados em todo o planeta. As bolsas oscilam, os preços dos produtos como alimentos e combustível tendem a subir e o dólar tem se valorizado ainda mais frente a outras moedas, o que inclui o real. Mas e na hora de investir?

A Sagres conversou nesta segunda-feira (28) com o economista Bruno Fleury, que analisa que, por conta das incertezas sobre o tempo de duração da guerra, o momento é de investimentos mais conservadores. Assista a seguir a partir de 00:04:00 no STM #465

”Quem já tem seu dinheiro aplicado e renda fixa, fique quieto aguardando o que vai acontecer. E quem não tem aplicado alguma coisa, procure aplicações mais conservadoras como tesouro direto que são investimentos garantidos pelo governo ou abrir caderneta de poupança. O momento é de se manter conservador no processo e evitar qualquer tipo de investimento em ativos de risco como dólar”, avalia.

Segundo Bruno Fleury, um refúgio nesses momentos de conflito para quem procura investir é o ouro. ”O ouro já deu uma valorizada bastante significativa porque é tangível. Em um momento de crise as pessoas procuram se refugiar em investimentos que possam facilmente converter em dinheiro, que sejam conversíveis o mais rápido possível. Mas o jeito é aguardar e ver se essa coisa vai caminhar para uma situação melhor”, pontua.