A escola de tempo integral CEPI Professora Lázara de Fátima e Silva Flores foi inaugurada nesta terça-feira (01), em Goianira, na região metropolitana da capital.

O evento aconteceu um dia após o Governo Federal sancionar a lei que institui o Programa Escola de Tempo Integral, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana.

Educação Básica

Durante o evento, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), destacou a importância da presença dos exames de avaliação entre as ações planejadas pelas escolas.

“Podemos apertar principalmente na área de Matemática e Português, porque esses são os grandes balizadores das provas no país a fora”, destacou o governador, em referência direta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A expansão de matrículas em tempo integral na Educação Básica aparece entre os principais objetivos da atual gestão do MEC, nesse sentido, são esperadas 3,2 milhões novas matrículas até 2026.

Educação Integral

“Ontem o ministro fez um movimento sobre a importância da escola de tempo integral. Toda escola é importante, mas temos que lutar para que os CEPIs sobrevivam e para que as crianças que estão aqui valorizem o momento de aprender”, afirmou Secretária de Educação do Estado de Goiás (Seduc), Fátima Gavioli.

De acordo com ela, o governo estadual deve realizar novas entregas de escolas até o fim do ano. Durante discurso no evento em Goianira (GO), município de quase 100 mil habitantes, ela ressaltou que a escola recém inaugurada começou a ser construída em 2012, durante gestões anteriores.

Impactos

“O tratamento dado a essas crianças e jovens é o que resgata a autoestima deles e os motivam a estudar. Passam a ter a perspectiva real de amanhã serem profissionais de uma área técnica ou com curso superior. Isso é o importante”, afirmou Caiado, durante coletiva para a imprensa.

Nesse sentido, a escola de tempo integral CEPI Professora Lázara de Fátima e Silva Flores está localizada em região vulnerável do município.

A instituição contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratórios para disciplinas específicas. Segundo o governo, o investimento na construção representa cerca de R$5,3 milhões.

“A diretora nos disse que possuem as condições de entregarem uma nota 7 do IDEB e isso é inédito”, afirmou.

Em 2021, de acordo com dados do INEP, o estado de Goiás apresentou um IDEB médio nos anos finais do Ensino Fundamental de 5,3. No Centro-Oeste, aparecem índices como Mato Grosso (4,9), Mato Grosso do Sul (4,9) e Distrito Federal (5,3).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: