O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado neste domingo (12), em todos os 26 estados e 1 distrito brasileiros. Apesar de existirem opiniões divergentes, até o momento, alunos destacam nível médio de dificuldade presente na avaliação.

Segundo o INEP, a edição de 2023 contou com mais de 3,9 milhões de inscritos. Após a resolução das 180 questões e da prova de Redação, candidatos poderão conferir respostas oficiais no dia 24 de novembro, em página do INEP.

Segundo dia 

No segundo e último dia de prova, os candidatos responderam 45 questões de Matemática e suas tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza, área do conhecimento que abrange questões das disciplinas de Biologia, Química e Física.

Na prova, apareceram temas ligados à sustentabilidade, como o impacto do desmatamento e utilização de pesticidas no setor do agronegócio. Nesse sentido, também é possível destacar:

  • Matemática financeira
  • Vacinação e imunização
  • Energia nuclear
  • Química orgânica
  • Eletromagnetismo
  • Fenômenos ondulatórios

Além disso, também apareceram questões que valorizam costumes tradicionais e ligados à “sabedoria popular”. É o caso do hábito de cozinhar alimentos como o feijão em panelas de ferro, para o combate à anemia.

Experiência

Alguns estudantes relataram nas redes sociais que o segundo dia de exame teve nível médio de dificuldade. 

“Acho que fui melhor nesse segundo dia, porque tenho mais facilidade com as disciplinas”, comentou Giovanna Alves, que deseja ingressar no curso de arquitetura em uma universidade paulista.

Para Ana Paula Passos, um dos grandes acertos da prova foi a temática escolhida para a Redação, realizada no primeiro dia de exame (05). Segundo ela, que atua como enfermeira e que sonha com uma vaga em Medicina, a escolha valorizou a ação do cuidado ao próximo.

“Estou confiante, estudei bastante para Redação e também para esse segundo dia de provas. Se eu passar, será muito bom”, comenta.

Missão cumprida

“Eu achei bem menos cansativo, o que eu não esperava. Achei que seria mais difícil por eu ter mais dificuldade em exatas, mas foi tranquilo”, afirma Maria Eduarda Rocha. Para ela, houve muitas questões de interpretação e lógica.

Almejando uma vaga no curso de Psicologia, ela conta que apesar de se identificar mais com o campo das Ciências Humanas, acredita que teve um melhor desempenho no segundo dia de prova visto que, nesse dia, contou com um melhor gerenciamento de tempo.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de qualidade.

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