Após muito debate, o Plenário da Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (25/9), em primeira votação, projeto do prefeito Paulo Garcia (PT) que altera as alíquotas do imposto predial territorial urbano (IPTU) e do imposto territorial urbano (ITU) para o exercício fiscal de 2015. Com o apoio da base aliada e do chamado bloco moderado, a matéria recebeu 19 votos favoráveis, contra 14.

A segunda e última votação foi marcada para sábado (27), a partir das 13h. Aprovado em segunda votação, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito Paulo Garcia e publicado no Diário Oficial do Município, até terça-feira (30) para entrar em vigor em 2015.

Reajuste

Mesmo com a aprovação do reajuste da alíquota do IPTU, ainda é cedo para prevê qual será o percentual repassado ao contribuinte, uma vez que, a Planta de Valores não foi enviada à Câmara Municipal. O Paço Municipal tem até novembro para enviar a proposta ao Poder Legislativo.

A Planta de Valores atualiza o valor venal dos imóveis na capital. O IPTU é calculado de acordo com o valor de venda do imóvel, com isso, o valor do imposto, em 2015, irá apresentar aumento, mas o percentual só será conhecido após a atualização da Planta de Valores.

Veja como votou cada vereador:

Contra

Elias Vaz (PSB), Djalma Araújo (SDD), Dr. Gian (PSDB), Dra. Cristina (PSDB), Eduardo de Sousa (PV), Fábio Lima (PRTB), Felizberto Tavares (PT), Geovani Antônio (PSDB), Paulinho Graus (PDT), Pedro Azulão Jr. (PSB), Tatiana Lemos (PC do B), Tayrone de Martino (PT), Thiago Albernaz (PSDB), Virmondes Cruvinel (PSD)

A favor

Antônio Uchôa (PSL), Carlos Soares (PT), Célia Valadão (PMDB), Cida Garcêz (SDD), Deivison Costa (PT do B), Divino Rodrigues (PROS), Dr. Bernardo do Cais (PSC), Edson Automóveis (PMN), Eudes Vigor (PMDB), Fábio Caixeta (PMN), Izídio Alves (PMDB), Jorge do Hugo (PSL), Mizair Lemes Júnior (PMDB), Paulo Borges (PMDB), Paulo da Farmácia (PROS), Richard Nixon (PRTB), Rogério Cruz (PRB), Welington Peixoto (PROS) e Zander (PSL)

Não votaram

Anselmo Pereira (PSDB) – ausente

Clécio Alves (PMDB) – é presidente da Câmara Municipal , não vota