O Arena Repense desta quinta-feira (2) destaca o primeiro episódio da segunda temporada da série Repense, elaborada pelo Sistema Sagres de Comunicação com o apoio da Renapsi e da Fundação Pró Cerrado. Samuel Straioto e o tutor da Renapsi, Hugo Sério Alves, conversaram com o professor e engenheiro agrônomo Antônio Pasqualetto para analisar o problema dos alagamentos nas grandes cidades.

Confira o Arena Repense na íntegra:

O período chuvoso é sempre uma época muito aguardada por todos, mas quando a chuva vem em abundância, sempre causa transtornos no campo e principalmente nas grandes cidades. Para Pasqualetto, o crescimento urbano não respeitou as necessidades de escoamento de água.

“Um milímetro de chuva corresponde a escoar um litro de água por metro quadrado. O uso de cimento ou de asfalto impermeabiliza o solo o que faz com o que a água escoe superficialmente e que não volta para o lençol freático. Isso faz com que o os problemas de drenagem urbana nas cidades e dificulta o abastecimento dos rios”, explica o professor.

Segundo o professor, o desenvolvimento de um mapa de risco em Goiânia se faz mais do que urgente a elaboração do que o novo plano diretor. Ele ressalta a importância de ações emergências.

“O plano de drenagem urbana existente em Goiânia é muito antigo e praticamente não se efetivou. Agora, existe a possibilidade de uma pareceria com a UFG para uso de micro técnicas de drenagem, pois a situação está ficando cada vez mais preocupante”.

A série de reportagens Repense tem como foco o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesta segunda temporada será abordado o ODS 06 – Água potável e saneamento e visa apontar soluções para a problemas relacionados ao uso responsável da água nas grandes cidades.

Assista episódios anteriores do Arena Repense: