Como revelou o presidente Adson Batista à Sagres 730 nesta quarta-feira (6), o Atlético Goianiense aguarda a chegada de exames para a testagem da covid-19, a flexibilização dos órgãos de saúde e também o recebimento do Protocolo Oficial de Retorno da CBF, para confirmar a data de reapresentação dos atletas no CT do Dragão.
O dirigente não descartou que esse retorno posso acontecer já na próxima segunda-feira (11). Diante disso, o departamento médico do rubro-negro na responsabilidade dos profissionais Avimar Teodoro e Gleyder José, formulou um guia que orientará atletas, comissão técnica, staff e funcionários em geral que frequentarão as atividades no dia-a-dia.
No documento, o plano de ação foi dividido em oito etapas: orientação em casa (antes do retorno aos treinos); orientações ao sair de casa; orientações ao chegar no CT; orientações durante o treino; orientações após o treino; chegando em casa; doping; orientações gerais.
Os primeiros passos serão basicamente uma triagem, onde os atletas responderão a um questionário para identificar possíveis sintomas do coronavírus e serão submetidos a exames para eliminar qualquer suspeita de contágio.
Posteriormente as orientações abrangem os cuidados ao sair de casa e no caminho até o CT. Logo depois a chegada ao centro de treinamento é detalhada, e todos os profissionais terão suas temperaturas aferidas e receberão kits de uniformes para fazerem a higienização em casa.
A quarta etapa ressalta as precauções que serão adotadas durante as atividades. Basicamente haverá um escalonamento na utilização das áreas de academia e fisioterapia, além de uma escala definida pela comissão técnica que dividirá o elenco em grupos de 6 a 8 atletas que manterão um distanciamento de 2 metros.
O próximo item do guia rubro-negro reitera os cuidados com o pós-treino e saída do CT, que deve ser realizada sem o contato entre os jogadores. Todos levarão os materiais para casa, onde farão a limpeza e higienização. Os atendimentos médicos serão realizados com no máximo dois atletas por vez e por profissionais que utilizarão máscaras. Também não haverá refeição nas dependências do clube.
A penúltima etapa orienta o profissional a lavar as roupas assim que chegar em casa e higienizar todos os seus pertences. A orientação se estende para que todos respeitem o isolamento social no período em que não estiverem em atividade.
O sétimo passo em destaque no plano de ação também coloca em evidência as medidas antidoping que serão uma preocupação do clube mesmo sem previsão de retorno ou início das competições.
Por fim, o documento elaborado pelo departamento médico do Atlético também determina que os treinamentos devem acontecer sem a presença de imprensa, torcedores e outras pessoas que não são essenciais para as atividades. Além disso, os treinos também devem acontecer em apenas uma período.
Clique e confira o documento elaborado pela equipe rubro-negra:
Retorno aos treinos no Atlético-GO