No primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil, o Vila Nova enfrentou o Fluminense no estádio do Maracanã e surpreendeu a equipe carioca abrindo 2 a 0 com Rafael Donato e Pablo Dyego. Entretanto, o Tigrão não conseguiu segurar o time da casa, que virou a partida com gols de Ganso, Germán Cano e Fred.

Agora, o colorado precisa reverter o placar em casa, no Estádio Serra Dourada, no dia 11 de maio vencendo por dois gols de diferença para avançar de forma direta ou por um gol para levar a decisão para as penalidades máximas.

O Goiás, por sua vez, também começou vencendo o Bragantino no estádio Hailé Pinheiro com Apodi, mas o Massa Bruta virou o placar e saiu com a vitória por 2 a 1. Resultado que da vantagem para o próximo jogo em Bragança Paulista, dia 21 de maio. Para o Verdão, só a vitória interessa.

O último goiano a entrar em campo pela Copa do Brasil foi o Atlético Goianiense que recebeu o Cuiabá, no Antônio Accioly. Assim como Vila Nova e Goiás, saiu na frente do placar e marcou primeiro com o zagueiro Edson. Logo depois, Elton empatou para o Dourado.

A partida da volta será no dia 11 de maio na Arena Pantanal e uma nova igualdade leva a decisão para os pênaltis e quem vencer avança de fase e garante mais R$ 3 milhões.

Mas afinal, qual dos goianos tem mais chances de avançar para as oitavas de final da Copa do Brasil: Atlético-GO, Goiás ou Vila Nova? Confira a opinião dos comentaristas da Sagres.

Leia também:

Evandro Gomes

“Eu acredito que dos três goianos envolvidos nesta disputa da Copa do Brasil, a melhor chance de continuar na competição ainda é do Atlético. O Vila tem um compromisso super difícil contra o Fluminense, é em Goiânia, é no Serra Dourada, o Vila precisa ganhar de pelo menos um gol de diferença para levar para os pênaltis. Mas o Vila é um time que não tem se apresentado bem em Goiânia e pega o Fluminense que é um dos grandes do futebol brasileiro. Chances do Vila reduzidas”.

“Goiás em Bragança Paulista vai ter que ganhar pelo menos com um gol para levar para os pênaltis, mas o Bragantino joga em casa, tem um time melhor que o do Goiás, tendência passar o Bragantino. O Atlético vai a Cuiabá para definir a vaga contra o Cuiabá e numa situação de igualdade, de condições, porque tem um time igual ao do Cuiabá e um empate pode levar para os pênaltis. Então, a melhor situação ainda é do Atlético”.

José Carlos Lopes

“Das três equipes goianas que ainda brigam na Copa do Brasil, a situação mais difícil é a do Goiás. Perdeu o jogo em casa para o Bragantino e agora tem que fazer o resultado em Bragança Paulista, e é um adversário muito qualificado. A situação do Goiás é muito complicada. A do Vila também, é o único que joga em casa, terá o apoio do seu torcedor, mas vai enfrentar um gigante Fluminense que tem um time bom, muito competente, mas o Vila mostrou lá, principalmente no primeiro tempo no Maracanã que tem condições de avançar. Já o Atlético com um empate ruim com muitas críticas do presidente Adson Batista à escalação do time, o Atlético é aquele que reúne as melhores condições. Portanto, o Atlético, ainda assim, é o melhor goiano para buscar a quarta fase da Copa do Brasil”.

André Isac

“Dos três goianos nos jogos de ida, o que apresentou o melhor futebol foi o Vila Nova contra o adversário mais difícil e vai ter a oportunidade de decidir em casa. Apesar disso, eu considero que o time do Fluminense é melhor que o time do Vila. O Goiás perdeu em casa para o Red Bull Bragantino e vai enfrentar uma equipe que também é melhor que a equipe esmeraldina fora de casa lá em Bragança Paulista. O Atlético decepcionou jogando em casa contra o Cuiabá, só que vai enfrentar uma equipe parelha, uma equipe parecida com a equipe rubro-negra. Então vejo que o Atlético, dos goianos, é que teoricamente tem mais chances de seguir na Copa do Brasil”.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.