Decisão saiu na noite desta quinta-feira (18), após o julgamento do recurso pelo Pleno do Tribrunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJD-GO), que considerou como irregular a escalação do volante Everton nas finais do Goianão     Enquanto o caso não tem uma decisão irrevogável, o Atlético é o Campeão Goiano de 2009. A diretoria atleticana aguarda a entrega da taça por parte da Federação Goiana de Futebol. “A FGF foi precipitada e entregou o troféu ao Goiás antes mesmo da decisão que estava sub júdice. Agora, aguardamos que ela entregue a taça ao verdadeiro campeão”, disse o presidente em exercício, Maurício Sampaio.
 
O diretor jurídico do Atlético, Marcos Egídio, explicou que com a decisão, o Goiás perdeu 12 pontos, sendo seis pontos para cada jogo que Everton atuou de forma irregular.
 
O caso havia sido julgado em primeira instância no dia 19 de maio, e o Goiás venceu a disputa no tapetão por 3 votos a 2 na Primeira Comissão Disciplinar Regional. Desta vez, sob análise do Pleno, o novo resultado favoreceu o Dragão, por 4 a 3.     Entenda o caso
 
O Atlético/GO formulou duas queixas contra o Goiás por escalação irregular do volante Everton, alegando que a suspensão cumprida pelo mesmo, no segundo jogo das semifinais, foi devida à preventiva que lhe fora imposta, e não à automática – esta, que também deveria ser cumprida, uma vez que o atleta recebeu o terceiro amarelo contra o Crac, no primeiro jogo das semifinais.
 
Entendendo que uma suspensão não anulava a outra, o procurador-geral do TJD/GO, Paulo Henrique Pinheiro, aceitou as queixas do Atlético, formulando duas denúncias contra o Goiás por escalação irregular, nos dois jogos das finais do Goiano, e emitindo pedido para que o título da competição não fosse homologado até que o imbróglio jurídico fosse resolvido.
 
Com isso, o clube respondeu duplamente ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de seis pontos, além multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil.   Ouça o comentário de Alípio Nogueira e Cleuber Carlos, apresentadores da 730 que acompanharam o julgamento     {mp3remote}http://www.radio730.com.br/noticias/audio/53fd3e0769.mp3{/mp3remote}