As aulas presenciais na rede municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia deverão ser retomadas no dia 9 de agosto e com 30% da capacidade, em sistema de rodízio. A informação foi dada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB), em entrevista à Sagres.

De acordo com o prefeito, as aulas serão realizadas em um sistema híbrido, com uma parte dos alunos em sala de aula, e o restante acompanhando o ensino de forma remota, em rodízio.

Segundo Gustavo Mendanha, a prioridade será para os alunos que não tem acesso à internet ou que tenha algum tipo de deficiência.

“É um sistema híbrido entre o presencial e virtual, sendo que os grupos prioritários são pessoas que não tem acesso à internet, essas pessoas não tem tido de certa forma um ensino de qualidade e as crianças que tenham alguma deficiência, esses são os grupos prioritários, além desses, claro, caberá as escolas caberá fazer o rodízio com essas crianças e a capacidade será de 30%”, relatou o prefeito.

Gustavo Mendanha relatou que a medida em que a imunização for aumentando, com redução na taxa de ocupação de leitos hospitalares e de contaminação, será possível aumentar o percentual em sala de aula.

“Obviamente a partir do momento em que vermos as pessoas sendo imunizadas, as pessoas contaminadas reduzindo, número de ocupação de leitos de UTI diminuindo, a gente passa a aumentar gradativamente e achamos preocupante começar com um número maior. Podemos aumentar ou diminuir, sempre agindo muito rápido”, afirmou.

O prefeito ainda relatou que os professores tomaram a primeira dose, mas ainda não tomaram a segunda. Gustavo Mendanha destacou que está sendo avaliada a possibilidade de antecipar a aplicação de reforço contra a Covid-19 junto aos profissionais de Educação da cidade.

“Os professores já tomaram a primeira dose, nós estamos agora discutindo se podemos dar a segunda dose para que eles possam voltar imunizados, mas lembrando que temos todos os critérios sanitários para o retorno e tomar todos os cuidados com as nossas crianças e com os nossos profissionais”, avaliou Mendanha.