Autódromo Internacional: palco da velocidade há 49 anos

Goiânia vai muito além da vida noturna, cena musical, pólo gastronômico ou os três grandes times de futebol. Uma outra opção de entretenimento para os goianienses envolve velocidade alta e muito barulho na região sudeste. Elogiado nacionalmente, o Autódromo Internacional de Goiânia é motivo de orgulho para a cidade.

Assista a seguir

Inaugurado em outubro de 1974, o autódromo é movimentado todo fim de semana e desempenha um importante papel na economia da capital de Goiás. Além de tradicionais competições automobilísticas, a estrutura também serve de palco para shows musicais, festas e entre outros eventos culturais.

Dentro do complexo que abriga o circuito, também está o Parque Marcos Veiga Jardim, um dos principais do município, com ampla estrutura de lazer e prática esportiva. Inclusive, o autódromo não recebe apenas potentes carros e motos, e abre as suas portas para passeios e campeonatos de ciclismo e atletismo.

Desde 1989, o autódromo carrega Ayrton Senna em seu nome oficial (Foto: Lucas Xavier)

Construído na região sudeste da capital, ainda pouco habitada na época, teve seu local escolhido justamente para evitar incômodos aos goianienses por conta da poluição sonora. Desde então, entretanto, a região valorizou e expandiu com o surgimento de condomínios fechados de alto padrão, criando problemas entre os moradores e os eventos.

Reformada na década passada, a pista é uma das mais elogiadas do Brasil e conta com três diferentes traçados. O circuito misto, o mais utilizado em grandes competições, tem 3,82 km de extensão, enquanto o circuito externo tem 2,59 km e o circuito curto, 1,91 km. Atualmente, a estrutura tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas.

Desde 1989, o autódromo carrega Ayrton Senna em seu nome oficial, homenagem a um dos principais pilotos do automobilismo brasileiro. Na época, Goiânia recebeu o Grande Prêmio do Brasil do Campeonato Mundial de Motovelocidade três vezes, decidindo os títulos do australiano Wayne Gardner, em 1987, e do americano Eddie Lawson, em 1988.

Pista tradicional da Stock Car, consagrou Ingo Hoffmann, maior campeão da categoria. Recentemente, Rubens Barrichello também teve grandes vitórias no circuito. O autódromo conta ainda com provas consagradas como Copa Truck, SuperBike Brasil, KM de Arrancada, Goiano de Motovelocidade e Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos.

Reformada na década passada, a pista é uma das mais elogiadas do Brasil e conta com três diferentes traçados (Foto: Lucas Xavier)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais

Praça Universitária: referência social, política e cultural

Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico

Orgulho campineiro, Antônio Accioly representa ressurgimento do Atlético

Mais lidas:

Leia também: