Goiânia vai muito além da vida noturna, cena musical, pólo gastronômico ou os três grandes times de futebol. Uma outra opção de entretenimento para os goianienses envolve velocidade alta e muito barulho na região sudeste. Elogiado nacionalmente, o Autódromo Internacional de Goiânia é motivo de orgulho para a cidade.
Assista a seguir
Inaugurado em outubro de 1974, o autódromo é movimentado todo fim de semana e desempenha um importante papel na economia da capital de Goiás. Além de tradicionais competições automobilísticas, a estrutura também serve de palco para shows musicais, festas e entre outros eventos culturais.
Dentro do complexo que abriga o circuito, também está o Parque Marcos Veiga Jardim, um dos principais do município, com ampla estrutura de lazer e prática esportiva. Inclusive, o autódromo não recebe apenas potentes carros e motos, e abre as suas portas para passeios e campeonatos de ciclismo e atletismo.
Construído na região sudeste da capital, ainda pouco habitada na época, teve seu local escolhido justamente para evitar incômodos aos goianienses por conta da poluição sonora. Desde então, entretanto, a região valorizou e expandiu com o surgimento de condomínios fechados de alto padrão, criando problemas entre os moradores e os eventos.
Reformada na década passada, a pista é uma das mais elogiadas do Brasil e conta com três diferentes traçados. O circuito misto, o mais utilizado em grandes competições, tem 3,82 km de extensão, enquanto o circuito externo tem 2,59 km e o circuito curto, 1,91 km. Atualmente, a estrutura tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas.
Desde 1989, o autódromo carrega Ayrton Senna em seu nome oficial, homenagem a um dos principais pilotos do automobilismo brasileiro. Na época, Goiânia recebeu o Grande Prêmio do Brasil do Campeonato Mundial de Motovelocidade três vezes, decidindo os títulos do australiano Wayne Gardner, em 1987, e do americano Eddie Lawson, em 1988.
Pista tradicional da Stock Car, consagrou Ingo Hoffmann, maior campeão da categoria. Recentemente, Rubens Barrichello também teve grandes vitórias no circuito. O autódromo conta ainda com provas consagradas como Copa Truck, SuperBike Brasil, KM de Arrancada, Goiano de Motovelocidade e Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais
Praça Universitária: referência social, política e cultural
Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico
Orgulho campineiro, Antônio Accioly representa ressurgimento do Atlético