Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputados aprovam nova política ambiental em Goiás com flexibilização de reservas

O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e última votação, projeto que altera regras para política florestal e de reservas em Goiás. O texto tem autoria conjunta do presidente da Casa, Bruno Peixoto (MBD), e do líder do governo, Wilde Cambão (PSD). A nova política ambiental reduz exigências para a manutenção de remanescentes florestais em fazendas. Além disso, permite sistema estadual próprio para gestão de informações sobre as propriedades rurais, paralelo ao nacional, com brecha para anistia a desmatamentos já realizados.

O projeto de nova política ambiental muda leis que tratam das infrações administrativas, proteção da vegetação nativa, licenciamento ambiental e regularização dos passivos ambientais. A justificativa da matéria destaca a necessidade de aprimorar e tornar mais acessíveis as normas ambientais. Aponta ainda garantir a segurança jurídica dos cidadãos afetados e aumentando a efetividade das ações de fiscalização.

A matéria gerou intenso debate na última sessão ordinária, com discursos exaltados dos opositores Mauro Rubem e Antônio Gomide (ambos do PT). “Fazer tais flexões em um momento de emergência climática. O mundo está procurando ações para proteger, preservar e manter as florestas que ainda temos e restaurar ambientes que foram alvo de destruição. É uma atitude na contramão de tudo que a nossa casa-mãe, que é a Terra, precisa”, argumentou o petista.

política ambiental alego
Foto: Deputado em sessão que aprovou nova política ambiental em Goiás. (Crédito: Denise Xavier/Alego)

Política ambiental

A maioria dos discursos, no entanto, foi em defesa do projeto. Segundo Wagner Neto (Solidariedade), desburocratizar questões ambientais no estado deve impulsionar a economia. “Temos uma lei florestal que determina a questão das reservas legais e isso vai ser respeitado. Já que não podemos passar por cima da nossa lei maior, contida na Constituição Federal.”

Votação

A proposta conjunta do presidente da Alego e do líder do Governo teve aprovação com 31 votos favoráveis e quatro contrários. Votaram contra a nova política ambiental os opositores Antônio Gomide, Mauro Rubem, Bia de Lima (PT) e Major Araújo (PL).

Antecipação

A Alego antecipou eleições para as presidências da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO). Com definições para o biênio 2025-2026. A antecipação segue processo de reeleição antecipada do presidente da Casa, Bruno Peixoto.

Comando

Com chapa única, a CCJ terá inversão de papéis: o atual vice-presidente, Amilton Filho (MDB), será o presidente, com o atual presidente, Wagner Neto (Solidariedade), na vice. Wagner também foi eleito presidente da Comissão de Finanças, com Charles Bento (MDB) como vice.

Secretariado

O governador Ronaldo Caiado (UB) empossa hoje dois novos titulares da equipe do governo, às 9h30. Além de Francisco Júnior (PSD), que assume a presidência da Codego, Manoel de Castro passa a comandar as Centrais de Abastecimento de Goiás S.A (Ceasa). Solenidade no Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Judiciário

A agenda do governador ainda inclui reunião, às 12h30, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, no Palácio das Esmeraldas.

Troca de cargos

O ex-secretário municipal de Educação, Wellington Bessa (DC), passa a comandar a Secretaria Municipal de Administração (Semad). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). O vereador licenciado ficou por dois anos à frente da SME.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas; ODS 15 – Vida Sobre a Terra e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.