A segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C começa na próxima segunda-feira (14). São dois grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a fase final e já asseguram o acesso para a Série B em 2021.

No grupo do Vila Nova, além do Tigrão temos ainda o ituano (SP), Santa Cruz (PE) e o Brusque (SC).

O Vila Nova não pode aceitar que não seja, ao lado do Santa Cruz, o favorito para a classificação e o consequente acesso. A tabela beneficiou o Vila que começa a fase jogando em casa contra o Ituano e já é a chance de iniciar na frente, ganhando confiança e abalando o adversário. Depois o Vila Nova sai para fazer o jogo mais difícil, contra o Santa Cruz em Recife e na sequência fecha os jogos de ida também fora de casa contra o Brusque.

Estas duas saídas seguidas darão ao Vila Nova a possibilidade de iniciar a fase dos jogos de volta com dois jogos em casa: Brusque e Santa Cruz respectivamente, o que é uma situação muito favorável. A esta altura a competição já estará na fase decisiva e o Vila Nova sai para enfrentar o Ituano, no último jogo, sabendo que tipo de resultado precisa para assegurar a classificação.

Além desta facilidade que a tabela deu ao Vila Nova a equipe tem outras vantagens a seu favor. É o maior Clube entre os quatro, tem um elenco com muita qualidade defensiva e bem escalado, esta qualidade também pode ser vista no meio-campo, mas para isto o Alan Mineiro precisa estar entre os titulares e o técnico Bolívar tem peças para formar um ataque eficiente, que até agora ele não conseguiu, muito mais em função da sua opção de jogar para não tomar gol, do que por fragilidade das peças. Um ataque com a habilidade e velocidade do Caíque, o oportunismo do Henan e a experiência do Maurinho é ataque para muitos gols.

A única desvantagem que o Vila Nova tem é justamente a imaturidade do seu treinador com seu o conservadorismo de jogar para não tomar gol e, se der, marcar para vencer. Bolívar sempre trabalhou em equipes pequenas que não têm prestígio para ser proponente do jogo. O Vila Nova é o maior time que ele já dirigiu e o Vila Nova é grande.

Por tudo isto que expus não podemos esperar (nem aceitar) que o Vila Nova não esteja na fase final da Série C, o que lhe garantirá na Série B para o ano que vem.

Passando de fase o Vila tem ainda a chance de lutar pelo título, algo muito importante para chegar com moral elevada na Série B, mas este é um assunto para depois da classificação.