O Brasil é o 6º país no ranking de empresas que divulgam dados ambientais. A informação é da plataforma CDP, uma organização sem fins lucrativos que gerencia um sistema global, para que empresas reportem suas atividades ambientais.
O ranking existe desde a aprovação do Acordo de Paris em 2015. Neste ano, então, mais de 23 mil empresas de 127 países enviaram seus dados. O número de participantes foi 24% a mais do que em 2022. Na sexta posição, o Brasil ficou atrás de Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Alemanha.
O ranking é uma forma das empresas divulgarem dados e promoverem transparência em suas atividades ambientais. Dependendo da área de atuação da organização, portanto, pode-se avaliar também a responsabilidade da empresa com a redução das emissões dos gases do efeito estufa e a transição climática.
Com 1.158 empresas em 2023, o Brasil teve redução de 14% na participação das empresas em relação a 2022, quando participaram 1.351 organizações. Mesmo assim, o país foi responsável por 58% das empresas inscritas entre todos os países da América Latina.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Leia mais: