A Assessoria Internacional (AI) do Ministério da Educação (MEC) presidiu a primeira reunião da presidência do Brasil no Brics-Educação na segunda-feira (24). Na oportunidade, então, o país confirmou suas prioridades que são:
1- Ampliação das matrículas no ensino médio e na educação profissional e tecnológica (EPT);
2 – Uso ético da inteligência artificial na educação básica;
3 – Consolidação da rede de universidades do Brics;
4 – Garantia da qualidade nos processos de avaliação do ensino superior.
Presidência do país no Brics
O Brasil é o presidente do Brics em 2025 e vai liderar todas as reuniões do bloco em vista da Reunião de Cúpula no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho. A presidência do Brasil tem como lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
Como consequência da Cúpula, o país receberá os encontros de preparação para o evento principal, que tiveram início com o Brics-Educação. Por isso, o país apresentou os seus temas prioritários para a cooperação educacional em 2025.
O Brics foi criado em 2009 e tem como membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, no ano passado, o bloco aceitou a participação de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Além disso, a Indonésia neste ano.
Desenvolvimento do Sul Global
Para o Brasil, os assuntos da Cúpula serão Cooperação do Sul Global e Parcerias BRICS para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental. Francisco Figueiredo de Souza, assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, disse que, como o país receberá o principal evento da ONU sobre mudanças climáticas neste ano e tem compromisso com a América do Sul, tudo do Brics será realizado ainda no primeiro semestre.
“Concentraremos as atividades no primeiro semestre, uma vez que, na segunda metade do ano, o Brasil sediará a Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-30), em Belém (PA), e assumirá a presidência do Mercosul. Então, nossa agenda no Brics culminará com a reunião ministerial prevista para a primeira semana de junho”.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: