O escritor brasileiro Bruno Colares conquistou o prêmio Latino Book Awards com sua obra de estreia, Pródromos. O livro, que nasceu durante a pandemia, reúne nove contos que exploram a trajetória da vida e os desafios da existência humana.
Em entrevista ao programa Tom Maior do Sistema Sagres, o autor compartilhou detalhes sobre a criação da obra e a emoção de receber um reconhecimento internacional. De acordo com Bruno Collares, a ideia do livro surgiu a partir de sua vontade de escrever sobre a trajetória da vida.
“Eu comecei a escrever contos durante a pandemia, e foi num desses editais que Pródromos nasceu. Inicialmente, era um projeto para um edital específico, mas depois ficou engavetado por um tempo. Em seguida, após quase dois anos de revisões e ajustes, decidi publicá-lo em 2023”, explicou o autor.
Teatro na escrita
O título da obra tem um significado simbólico e poético. “Pródromos é uma palavra que eu não conhecia antes e significa os primeiros sinais de uma gravidez. O conto de abertura fala sobre nascimento, e como o livro aborda a caminhada da vida, achei que fazia sentido essa associação”, disse Bruno.
Além disso, Bruno Colares tem formação em teatro e já trabalhou com cinema. De acordo com ele, essa bagagem artística influenciou seu processo de escrita. “Eu acredito que minha experiência no teatro e no cinema ajuda a dar uma identidade à minha literatura. A escrita dramatúrgica e a construção de imagens visuais são elementos que trazem algo especial para o livro”, afirmou.
Nesse sentido, a coletânea de contos de Pródromos aborda diferentes momentos da vida e não tem uma mensagem central única. “Eu quis mesclar temas diversos, trazendo reflexões existenciais sobre nossa jornada. O interessante é que cada leitor se identifica com um conto diferente, dependendo da sua própria vivência”, destacou Bruno.
Contos favoritos
Além disso, quando questionado sobre seus contos favoritos, o autor destacou dois. “Eu gosto muito de Murmúrio, que abre o livro. Ele conta a história de uma criança ainda no ventre da mãe que quer saber o que encontrará no mundo. Tem um tom fantástico que eu gosto bastante”, contou.
“Outro conto que me marca é Balé, que fecha a coletânea. Ele é uma metáfora da relação entre o fim da vida e uma dança. É uma tentativa de traduzir esse momento tão intenso em palavras.”
A premiação no Latino Book Awards pegou o autor de surpresa. “Eu não esperava ganhar. Achei que a premiação escolheria três livros na categoria de língua portuguesa, mas era uma final e Pródromos levou a medalha de ouro. Foi uma surpresa enorme”, revelou Bruno. “Estar presente na cerimônia e entender a importância desse prêmio para a literatura latino-americana foi uma experiência incrível.”
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: