Há pelo menos quatro anos, a cidade aguarda a finalização do projeto do BRT, o Bus Rapid Transit. Assim como praticamente todas as obras públicas que conhecemos, o BRT sofre atrasos e interrupções no seu cronograma, mas será que esta história está chegando ao fim?

Eu convidei para o programa desta semana o secretário de Mobilidade, Horácio Mello. Horácio tem experiência no assunto, ocupando importantes funções em nível municipal e estadual.

Mas, afinal, quando que a população poderá usufruir do BRT e por que ele demora tanto para ficar pronto?

Prefeitura criou um grupo multissetorial para que Goiânia saia da obra e comece a usufruir do BRT. Para o secretário, a frequência, velocidade e pontualidade do transporte coletivo é o que vai fazer com que pessoas deixem seus veículos em casa e optem pelo ônibus. “A nossa expectativa é que o BRT seja inaugurado este ano”, declara.

O secretário também afirmou que Goiânia está de olho no VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. Para isso, tem enviado profissionais a Brasília para discutir este projeto junto ao governo federal.

Mas o BRT não é uma linha de ônibus comum. Horácio explica que serão veículos elétricos, com ar condicionado e integrados ao sistema inteligente de semáforos da via, ou seja, eles são programados para abram com mais rapidez a medida que o ônibus estiver chegando, o que dará uma velocidade e fluidez muito maiores.

O eixo Norte-Sul, por onde passará o BRT, tem 16 quilômetros. Horácio garante que o trecho do Recanto do Bosque até a Rodoviária será liberado para uso ainda neste ano e, caso se resolva o imbróglio da Praça Cívica – tratativas com o Iphan pra que pontos de embarque da Praça Cívica não interfiram no patrimônio tombado – será possível liberar o tráfego até o terminal Isidória.

A expectativa inicial é de 30 mil passageiros por dia. Entretanto, Horácio espera que, visto a qualidade do sistema, este número possa chegar a 150 passageiros por dia.

Viaduto Jamel Cecílio

Tem muita obra de mobilidade a ser terminada em Goiânia. A trincheira da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio é uma delas e deve ser entregue neste ano. A Avenida Leste-Oeste terá um trecho inaugurado dia 28 de setembro. A Rua 44 e a Avenida Contorno passarão por mudanças, e uma delas é transformar a Avenida Contorno em uma via de mão única.

Outro ponto que está sob estudo é a GO-020, saída para Bela Vista. A região recebeu uma explosão de novos condomínios horizontais, além de abrigar o Paço Municipal e a nova Assembleia Legislativa. Os estudos visam à construção de viadutos que facilitem atravessar a BR-153 e acessar a Região Leste de Goiânia, além do novo anel viário.

O Plano de Mobilidade está sendo desenvolvido conjuntamente com o Plano Diretor de Goiânia. Horácio Mello destaca que o BRT será um indutor de novos investimentos imobiliários residenciais e comerciais, atraídos pela facilidade de deslocamento que o BRT vai proporcionar.

A entrevista ocorreu no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. Para os outros modais, a Prefeitura está recuperando 86 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, e a ideia é construir mais 167 quilômetros, entre eles, uma do IFG ao Parque Mutirama, uma do Paço Municipal à Praça Universitária e uma da Praça Universitária ao Câmpus Samambaia. É torcer e esperar pra ver.

Ainda aconselhei ao Horácio fazer uma ligação destas vias alternativas, com o Estádio Serra Dourada, e ali contruir um projeto antigo, idealizado pela Fundação Pró-Cerrado, no entorno do Estádio, que também pode interligando como Parque Flamboyant.

O programa desta semana esteve alinhado com ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

FPC – Acesso e moradia estão contemplados no BRT?

Urbanismo faz parte do cenário, e na maioria das vezes, é o próprio cenário. Para a arquiteta e urbanista, professora e conselheira do CAU GO, Maria Ester, a mobilidade é parte do planejamento de uma cidade, mas não pode ser pensada isoladamente. Para ela, o BRT deveria estar dentro de um plano de mobilidade maior, integrando um sistema de circulação, que contempla a acessibilidade para se chegar ao BRT e um plano habitacional que coloque as moradias próximas ao eixo. Vale a pena conferir.

Programa Completo

Temas Abordados

Enfim, quando veremos o BRT em funcionamento?

VLT e BRT, sistemas com pacotes tecnológicos inovadores

BRT começa a funcionar ainda este ano, diz secretário de mobilidade

Viaduto da Jamel Cecílio e Avenida Leste Oeste: quando saem?

Feira Hippie receberá mudanças no trânsito

GO-020 merece mais atenção

FPC: Acesso e moradia estão contemplados no BRT?

Dia Mundial Sem Carro – O que Goiânia tem para modais sustentáveis?