O governador Ronaldo Caiado e o presidente da República, Jair Bolsonaro, participaram neste sábado (29) da solenidade de inauguração da usina de energia fotovoltaica do Grupo Di Roma, em Caldas Novas – GO. Esta é a 13ª visita de Jair Bolsonaro a Goiás como presidente da República.

Caiado, em seu discurso, relembrou que quando assumiu o Governo de Goiás havia dificuldades. Citou ações do governo estadual em parceira com o governo federal, como na área da educação, saúde e no turismo. “Goiás recupera sua capacidade em total parceira com o governo federal”.

Ronaldo Caiado chegou a afirmar que “o presidente Jair Bolsonaro, depois de Jucelino Kubitschek, é o presidente que mais investiu no Estado de Goiás até o momento”. O governador pontuou também  a Ferrevia Norte-Sul. “Era motivo de escandalos e corrupção, em junho de 2021 estará trafegando […]”.

A proprietária do Grupo Di Roma é a empresária e deputada federal Magda Mofatto, que idealizou o projeto. A usina vai ocupar um espaço físico de 75 mil metros quadrados e possui 16.578 módulos fotovoltaicos.

Segundo o grupo, a usina possui uma potência de 5,6 milhões de Watt-pico, montante capaz de iluminar 4.256 casas, ao considerar um consumo médio padrão de 157 de quilowatt-hora. O investimento vai viabilizar a garantia de energia limpa e sustentável para o complexo turístico. Segundo o grupo, o excedente elétrico será ofertado à cidade de Caldas Novas.