O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, publicou nesta sexta-feira (30) um decreto municipal prorrogando o início das aulas presenciais, de forma híbrida, na rede Municipal de Ensino e em instituições particulares para o dia 16 de agosto de 2021. O prefeito anunciou também novas medidas de endurecimento na fiscalização e aplicação de penalidades em estabelecimentos comerciais, hotéis, clubes, restaurantes e similares.

Leia também: Governo de Goiás publica edital para contratação de 5 mil jovens aprendizes

De acordo com o prefeito, diante do aumento de casos e de mortes por Covid-19, não só em Caldas Novas, mas em todo o Brasil, ele se viu obrigado a avaliar o adiamento do retorno das aulas presenciais.

O decreto municipal ainda estabelece multa por não uso de máscara em locais públicos e coletivos e a proibição de circulação de pessoas com suspeitas ou confirmação da doença. “Todo cidadão com suspeita ou confirmação clinica ou laboratorial de que esteja infectado pelo SARS-CoV2 (coronavírus) causador da Covid-19 deverá buscar atendimento na rede de saúde e manter isolamento, só podendo se deslocar no caso de necessidades alimentares e de saúde”, alerta o documento.

Ficam também obrigadas as empresas que tiverem suspeita ou confirmação clinica ou laboratorial de que algum colaborador esteja infectado pelo coronavírus, deverá orientá-lo a buscar atendimento médico e ficar em isolamento social.

O decreto afirma ainda que todas as atividades econômicas deverão seguir os percentuais e determinações do Decreto Municipal nº. 1.160/2021, que permite a ocupação da capacidade de lotação em 75%, bem como as regras sanitárias básicas de prevenção da COVID19, devendo evitar aglomerações e práticas que proporcionem a transmissão do vírus.

*Com informações da Prefeitura de Caldas Novas