Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara aprova instituição da bancada negra com voto para definir pautas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) o projeto que cria a Bancada Negra na Casa. A iniciativa foi do líder do PSD, Antonio Brito (BA), e dos parlamentares Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB). A proposta determina que a bancada terá um representante no colégio de líderes. Ou seja, terá poder de voto nas reuniões em que as lideranças dos partidos decidem a pauta na Casa.

A medida prevê ainda que o grupo terá cinco minutos, destinado às comunicações de liderança, para falar em plenário. emocionada, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que a aprovação é um reconhecimento histórico. “Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada, que vai dar continuidade a uma luta”, afirmou.

A bancada também terá direito a usar a palavra, por cinco minutos semanalmente, durante o período destinado às Comunicações de Liderança, para expressar a posição dos seus integrantes. O relator do projeto, o deputado Antonio Brito, destacou que a medida não representa nenhum custo adicional para a Câmara. “Não há criação de cargos, não há criação de salas, não há criação de nenhuma assessoria”, afirmou Brito.

bancada negra camara federal
Foto: Bancada negra: ao menos 120 deputados se declaram pretos ou pardos. (Crédito: Luz Dorneles/Divulgação)

Bancada negra

Por se tratar de um projeto de resolução, o texto não precisa passar por votação no Senado Federal. Com isso, necessita apenas da promulgação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Número

De acordo com o relator do projeto, cerca de 120 parlamentares que se identificam como pretos ou pardos no Congresso Nacional.

Percentual

“Portanto, a bancada negra, que ora se propõe criar, corresponde a aproximadamente 24% dos 513 parlamentares desta Casa. Revelando-se incontroversa a legitimidade de sua criação”, afirmou.

Funcionamento

O grupo terá uma coordenação geral e três vices-coordenadorias escolhidas no dia 20 de novembro de cada ano por maioria absoluta.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 10  Redução das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.