Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara de Goiânia aprova política para integrar ambiental, social e governança

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (11) a implementação da Política Municipal de Incentivo à Implantação de Práticas de ESG na capital. A sigla se refere ao conceito, em inglês, que integra ações relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança (Environmental, Social e Governance). O projeto estabelece série de medidas indicadas para a prefeitura, mas também para organizações e empresas instaladas na cidade.

Pela proposta, que vai à sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (SD), a Política Municipal ESG indicará controle e redução de impactos ambientais por atividades econômicas, além da promoção de desenvolvimento social e da governança. O texto ainda cita a melhoria da transparência na gestão empresarial e criação de plataforma digital para compartilhamento das práticas ESG.

A matéria cita ainda a promoção de parcerias público-privadas e premiação para as empresas que se destacarem em resultados relacionados aos parâmetros de governança junto à sociedade e ao meio ambiente. O projeto tem autoria do vereador Lucas Kitão (UB) e prevê incentivo à prática desses princípios em organizações locais.

GOVERNANÇA ESG PROJETO CAMARA GOIANIA
Foto: Plenário da Câmara de Goiânia aprova Política de Incentivo às Práticas ESG. (Crédito: Mariana Capeletti/Câmara)

Governança

De acordo com o autor do texto, a prática dos princípios de governança, aliada à regulamentação, contribui para competitividade de empresas e para impactos positivos na cidade.

Agenda 2030

O vereador destaca ainda que a implementação de políticas ESG tem alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda 2030, segundo ele, representa compromisso global para construção de futuro mais sustentável.

Futuro

“Goiânia pode ser um dos principais centros urbanos do Brasil a adotar prática sustentável. A cidade tem economia diversificada, com destaque para setores como comércio, indústria e serviços. Além disso, conta com forte presença de instituições de ensino e de pesquisa para disseminar as práticas”, aponta o vereador.

governança esg projeto lucas kitão
Foto: Autor do projeto, Lucas Kitão (esq.), no plenário da Câmara. (Crédito: Mariana Capeletti/Câmara)

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 11  Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.