Sagres Em Tom Maior #308 apresenta nesta terça-feira (13) o quinto episódio da série Caminhos da Sustentabilidade sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico) da Agenda 2030 da ONU. O tema de hoje se baseia na meta 8.5 deste ODS, que é o de alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor até o ano de 2030.

Para o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, a meta foi estabelecida há cinco anos, e a pandemia mudou drasticamente o cenário do desemprego em todo o planeta, afetando principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, mulheres e jovens.

Confira a entrevista a seguir dentro do STM #308

“Na população jovem, a gente deve ter uma faixa de 30%, 35%, até 40% de desemprego. Não somente o desemprego é um índice acompanhado de perto pelo Ipea, mas também o índice de desocupação, que são as pessoas que poderiam estar empregadas mas não estão. O índice é importante porque revela também o nosso potencial de absorção na economia, a nossa competitividade econômica, mas principalmente sobre as famílias que dependem economicamente da mulher, da mãe. Quando a ONU estabelece essa igualdade entre salários e de condições de emprego, ela também vai falar indiretamente sobre as famílias, as diferentes constituições de famílias, principalmente as lideradas por mulheres. Por isso, para a economia, é importante que a mulher tenha um salário equiparado ao do homem”, analisa.

Confira as edições anteriores

#04 | Como dissociar desenvolvimento econômico da degradação do meio ambiente

#03: O desenvolvimento de políticas produtivas no Brasil

#02: Saiba o que a taxa de variação do PIB por pessoa ocupada representa na geração de postos de trabalho

#01: Como alcançar crescimento econômico superior a 7% ao ano