No terceiro episódio da segunda temporada da série Caminhos da Sustentabilidade do Sistema Sagres de Comunicação, que aborda o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), Consumo e Produção Responsáveis, o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, analisa o desperdício de alimentos e a produção e consumo de toda uma cidade.

No ODS 12, o objetivo 12.3 afirma que até 2030, é preciso ”reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

Para o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, um dos problemas que vão contra a premissa do ODS 12 no Brasil está na distribuição de renda, já que um tem alimentos demais à disposição e outros, nada. Assista a seguir

”É um problema que envolve tanto acesso quanto renda. A partir daí, tem outros problemas que são derivados desses excessos, principalmente se tem alguém faltando alimento, há problemas de pessoas que possuem excesso de alimentos. Hoje, problemas de desnutrição são bem menores que os de obesidade”

Segundo Ongaratto, quando se fala em consumo consciente e produção sustentável, é preciso também falar do que se está consumindo dentro de casa. Um dos problemas para o alto custo dos alimentos está no nível de exigência dos consumidores.

”Se a gente começa a rejeitar alimentos por características puramente estéticas e não nutricionais, eu aumento o custo do supermercado, do feirante e de toda a cadeira produtiva”, afirma. ” A gente acaba impondo muitas regras, e essas regras tornam o alimento muito mais caro”, complementa.

Ainda segundo Ongaratto, no Brasil falhas na logística de distribuição também contribuem negativamente para o ODS 12 no país.

”Hoje, grande parte da nossa safra de grãos, por exemplo, fica nas estradas, porque não há uma logística eficiente, não há uma forma de distribuir, e isso vai aumentando o custo da produção do alimento, seja direta ou indiretamente”, conclui.

Confira episódios anteriores desta segunda temporada

Caminhos da Sustentabilidade #2 | Gestão sustentável e eficiência no consumo de recursos naturais

Caminhos da Sustentabilidade #1 | Como o consumidor pode identificar produtos sustentáveis