Ouça “#1 | Como o consumidor pode identificar produtos sustentáveis” no Spreaker.

O Sistema Sagres de Comunicação inicia nesta segunda-feira (7) a segunda temporada da série Caminhos da Sustentabilidade. Os temas estão ligados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, da Organização das Nações Unidas (ONU), ”Consumo e Produção Sustentáveis”. Os ODS são uma campanha da ONU para promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Neste primeiro episódio, o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto aborda o tema produção sustentável e os elementos que a compõe, e como o consumidor pode observar os produtos sustentáveis em seu cotidiano, além das razões para consumir esses itens. Assista a seguir

”É importante observar três pilares: aquilo que é socialmente justo, ambientalmente correto e o que é economicamente viável. Esse tripé da sustentabilidade é fundamental para pensar em uma produção sustentável que tem a ver com o respeito aos recursos naturais e também com o nosso compromisso em relação ao que é produzido, como nós consumimos e descartamos, e os impactos sociais e ambientais dessa cadeia produtiva”, avalia Ongaratto.

Como comprar produtos sustentáveis
Alguns selos que identificam produtos sustentáveis no mercado

O professor destaca maneiras que o consumidor pode utilizar para identificar se um produto é ou não sustentável. ”Saber para onde é destinada aquela embalagem, há vários selos como de reciclagem que dizem que o produto tem a sua compensação de emissão de lixo realizada com logística reversa, ou seja, aquele lixo que é destinado ao aterro sanitário é compensado pela empresa. Outra forma é saber se a embalagem é biodegradável”, enumera.

Para Luiz Carlos Ongaratto, para que haja de fato produção e consumo sustentáveis, produtos e consumidor precisam ter o mesmo compromisso com o presente e com o futuro.

”Hoje existe uma demanda e um posicionamento estratégico das empresas para produzir de uma maneira mais eficiente, mais limpa e adequada às legislações, normas e até mesmo o posicionamento estratégico da empresa. Está cada vez mais fazendo sentido para a sociedade esse discurso de que para as próximas gerações não teremos recursos. Então o compromisso entre produtos e consumidor é fundamental”, conclui.