“Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!”. Este é o slogan da campanha deste ano para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19). Em alusão a campanha mundial, o Ministério da Saúde lançou na quinta-feira (18) a campanha nacional.

Com a campanha deste ano, o ministério quer ampliar as doações para atender 60% da demanda por leite humano, ou seja, coletar um total de 245,7 mil litros. Segundo o órgão, 197 mil mulheres doaram leite no ano passado, um volume de 234 mil litros coletados. Sendo assim, 222 mil recém-nascidos se beneficiaram com o leite coletado.

Histórico

O primeiro banco de leite criado no Brasil em 1943 foi no Instituto Nacional de Puericultura. Mas, atualmente, esta unidade é o Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

No entanto, desde 1985 o país já conta com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), criada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é hoje uma referência mundial pelo seu modo de operação, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Proteção

O modelo que iniciou na década de 40 no Brasil usava o leite humano como um medicamento para crianças internadas que não respondiam bem ao tratamento. Então, em seguida, o trabalho dos bancos elevou o leite materno a um alimento funcional porque ele possui características próprias e é capaz de promover o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos vulneráveis.

O leite humano é um alimento muito importante para os bebês que previne diarreia, doenças cardiovasculares, diabetes e infecções. Por isso, já existem no Brasil 228 bancos de leite humano e 240 postos de coleta. Assim, a campanha visa estimular mulheres ao ato da doação para contribuir com a redução da mortalidade infantil.

Conscientização

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano foram instituídos no Brasil pela Lei Nº 13.227 de 2015. Mas já existe também a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). 

Por meio de ações conjuntas, já existem redes em nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África. Há ainda um esforço do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para mobilizar ações no Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

O slogan deste ano foi escolhido por meio de um edital com participação aberta para 20 países dos cinco continentes. Então, em abril, foi escolhido o slogan “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!”.

Para encontrar o banco de leite humano mais próximo o Ministério da Saúde disponibiliza o telefone 136 ou acessar o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais: