Lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A com apenas dez pontos conquistados, o Goiás Esporte tem nesta segunda-feira (19) mais uma oportunidade para iniciar sua reação dentro da competição. A equipe esmeraldina visita o Botafogo, às 20h, no Engenhão pela 17º rodada.

Lado a lado com o futebol goiano, o Sistema Sagres de Comunicação transmite a partida com um convidado especial e que foi importante na história dos dois clubes: Wilson Goiano. Revelado pelo Goiás Esporte Clube, o ex-lateral conquistou cinco vezes o Campeonato Goiano com a camisa esmeraldina e foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1990.

“O Goiás foi uma das equipes que mais encontraram dificuldade para montar um elenco para este Campeonato Brasileiro. A preparação foi bem rápida e na época eles estavam treinando no Centro Esportivo e eu acompanhei. O Ney (Franco) estava começando a ajeitar o time, a encaixar uma equipe titular, e logo na estreia o Goiás perdeu vários titulares. Então já começou tudo errado e teve que esperar os atletas se recuperarem”, analisou o ex-jogador.

Ele acompanhou parte da preparação durante a pandemia quando o clube estava proibido de treinar em Goiânia pelos protocolos da pandemia e precisou transferir suas atividades para Trindade, onde Wilson tem seu Centro Esportivo e que serviu de local para os treinamentos.

“Todo mundo sabe que o futebol é resultado e é imediatista, a diretoria resolveu mudar a comissão, contratou o Thiago (Larghi) e não deu certo também, e com medo de continuar no erro optou por contratar alguém que já conhece o clube, que foi vencedor por aqui, que é o Enderson”, disse.

Apesar da situação complicada na tabela de classificação e das dificuldades que a diretoria vai encontrar para reforçar a equipe, Wilson Goiano acredita que o Goiás ainda irá se livrar do Z4.

“Acho que o Goiás está tentando fazer a coisa certa, mas a gente que agora no meio do campeonato é difícil contratar bons jogadores, aquelas atletas que vão dar certo e vir para salvar a situação. A questão é ter tranquilidade porque dá para recuperar, não chegamos ainda na metade da competição, mas é preciso ter cara de time já para assimilar essa recuperação e se livrar do rebaixamento”, ponderou o ex-jogador.

Além do Verdão, Wilson também defendeu o Botafogo por quatro temporadas e foi um dos destaques da estrela solitária na conquista do Campeonato Brasileiro em 1995 ao lado de Túlio Maravilha. Pelo alvinegro, também levantou o troféu da Taça Guaranabara, Taça Rio e Campeonato Carioca de 1997.

“A situação do Botafogo é muito melhor. Apesar da demissão da comissão do Paulo (Autuori), foi um planejamento feito para chegar nas finais da Copa do Brasil. Então em alguns momentos priorizaram a Copa do Brasil, perderam alguns jogos importantes no Brasileirão e poderiam estar em uma situação melhor na competição”, explicou.

A apenas dois pontos do primeiro time que abre a zona de rebaixamento, o Botafogo quer os três pontos da se afastar dos últimos colocados, algo que vai acontecer naturalmente, na visão do ex-lateral. Para Wilson Goiano, o clube carioca deve brigar por vaga nas competições internacionais.

“O Botafogo tem um elenco muito bom, se você for analisar, se não faltar dinheiro, o time vai chegar e brigar por uma pré-Libertadores ou até a Libertadores. A Copa Sul-Americana eu tenho certeza que vai se classificar. Vai depender muito do que o Botafogo vai conseguir na Copa do Brasil”, afirmou.