Durante a 4ª edição da Campus Party, realizada em Goiás, representantes da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) explicaram o que é e qual o objetivo do Emocionário, aplicado nas escolas estaduais da rede pública. O projeto possui 97 vídeos que abordam competências socioemocionais de professores, pais e alunos dos ensinos fundamental I e II.

Conforme a superintendente Gisele Faria, cada vídeo tem duração entre 6 e 10 minutos e segue regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigida pelo Ministério da Educação desde 2017. A BNCC determina que as competências socioemocionais devem ser inseridas na grade do currículo escolar dos estudantes até 2020.

Leia também: Consulta de vagas do segundo processo seletivo do Sisu está disponível

“Nas rodas de conversa eles passam os vídeos do Sebrae e começam um bate papo, com perguntas geradoras, e nós fazemos os registros das falas dos estudantes mais impactantes para buscar soluções”, disse Gisele. Com base nas demandas que os alunos apresentam nas rodas de conversa, a Seduc planeja o ano de 2023.

A coletânea aborda 10 competências com cinco eixos principais e tem o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que o estudante esteja apto a resolver as demandas do cotidiano, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Presente durante a apresentação do projeto, a produtora dos vídeos e psicóloga do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rita Martins, destacou que o momento de implementação dessa ferramenta nas escolas aconteceu em um momento oportuno, considerando a pandemia de Covid-19. “Falamos sobre competências emocionais no momento que as famílias, professores e nossos alunos mais tinham necessidade de entender o emocional”, disse.

Aulas presenciais

O retorno das aulas presenciais não fará com que o Emocionário seja deixado de lado, afirmou Rita. “Fizemos um formato para que o professor entenda e trabalhe essas competências, o aluno compreenda e a sinta, e os pais a observem. São três vertentes de observação para que a gente tenha um conjunto de equilíbrio – escola, sociedade, pais e filhos – e, assim, fazer um grande círculo de transformação”, concluiu a psicóloga.

Competências:

  1. Conhecimento
  2. Pensamento crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

Eixos:

  1. Abertura ao novo – Curiosidade e vontade de aprender
  2. Consciência e autogestão – Organização, determinação, disciplina e foco
  3. Extroversão ou engajamento com os outros – Entusiasmo e relacionamento social
  4. Estabilidade ou resiliência emocional – Autoconfiança e tolerância à aproximação
  5. Amabilidade – Empatia e respeito ao próximo.

Os vídeos podem ser acessados pelo site NetEscola ou no canal do YouTube da Seduc.

Leia mais: